07/08/2009 11h42 - Atualizado em 21/12/2016 10h53

Governo inaugura terminais São Torquato e Jardim América no dia 22 de agosto

O Governo do Estado vai inaugurar os terminais Jardim América, em Cariacica, e São Torquato, em Vila Velha, no dia 22 de agosto. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07) pelo governador Paulo Hartung, durante visita às obras, que estão sendo concluídas. Os dois terminais começarão a funcionar no dia seguinte à inauguração, domingo (23), quando será desativado o Terminal Dom Bosco, em Vitória.

A visita do governador às obras dos novos terminais contou com as presenças do vice-governador, Ricardo Ferraço, dos prefeitos de Vitória, Vila Velha e Cariacica, do secretário de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, da diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, deputados, vereadores e representantes de aproximadamente 60 comunidades que serão diretamente beneficiadas com a inauguração.
Os terminais São Torquato e Jardim América, que atenderão a uma demanda estimada de 75 mil usuários por dia, integram o Transcol III, projeto que garante melhorias na mobilidade urbana de toda a população da Grande Vitória e que já conta com dois terminais novos, os de Jacaraípe, em Serra e o de Itaparica, em Vila Velha.
A diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, fez uma apresentação dos novos terminais, abordando circulação viária, estrutura física, benefícios, investimentos e itens de qualidade, como moderno sistema de videomonitoramento e painéis de informação. “Aos terminais Jardim América e São Torquato serão integradas 43 linhas de ônibus, oito a mais em relação às 35 que sairão do Terminal Dom Bosco, o que garante mais opções de deslocamento aos usuários do Transcol”, informou Denise.
O governador Paulo Hartung afirmou que os novos terminais do Transcol são muito importantes para a Região Metropolitana de Vitória, sobretudo pelo aspecto social. Hartung ressaltou que o Governo vem trabalhando para que o transporte coletivo tenha prioridade sobre o transporte individual.

“A preferência tem de ser da maioria, ou seja, do transporte coletivo. A implantação dos quatro novos terminais - em Jacaraípe (Serra), Itaparica, São Torquato (Vila Velha) e Jardim América (Cariacica) -, a ampliação dos já existentes e a pavimentação de um sem número de ruas e avenidas são ações que estamos desenvolvendo com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na Grande Vitória, com prioridade para a circulação dos ônibus”, afirmou o governador.

Hartung afirmou, ainda, que o Governo do Estado está discutindo com as prefeituras da Grande Vitória a implantação de corredores exclusivos para a circulação dos ônibus. “Queremos diminuir o tempo gasto no deslocamento dos trabalhadores. A maioria utiliza o transporte coletivo e o nosso desafio é melhorar a qualidade e dar mais rapidez a esse transporte. Dessa forma, o trabalhador chegará mais cedo em casa e terá mais tempo para se dedicar à família, aos filhos”, salientou.

O governador lembrou, ainda, que os terminais de Jardim América, em Cariacica, e São Torquato, em Vila Velha, vão contribuir para a revitalização dos dois bairros. “Esses dois terminais vão ancorar a revitalização de toda a região, devolvendo o dinamismo econômico que existia há alguns anos nos dois bairros. É importante dizer que a região já está mais valorizada antes mesmo da inauguração dos terminais”, pontuou.
Terminal São Torquato
O Terminal São Torquato está sendo construído no quarteirão formado pela Avenida Robert Kennedy, pela Rua Magno Coutinho e pela Avenida Graça Aranha. Foi projetado para integrar à rede, as linhas com origem em bairros de Vila Velha e de Cariacica que se encontram fora da área de abrangência dos Terminais Ibes, Vila Velha, Itacibá, Campo Grande.
Sua implantação viabiliza também a operacionalização de itinerários mais racionais e a integração da rede, oferecendo uma maior acessibilidade aos usuários que hoje integram no Terminal Dom Bosco, que será desativado quando os terminais São Torquato e Jardim América estiverem funcionando.
Benefícios do Terminal São Torquato
- Descongestiona as vias da área central de Vitória, a Ponte Florentino Avidos e Ponte do Príncipe, com a redução do número de ônibus / hora que circulam nessas vias;
- Permite a integração das linhas alimentadoras com as linhas troncais com destino aos Terminais Campo Grande e Itacibá, em Caricica, e Vila Velha e Ibes, em Vila Velha. Com isso, os usuários deixam de fazer percurso negativo como acontece na situação atual de integração pelo Terminal Dom Bosco;
- Oferece melhores condições de deslocamentos para uma população localizada ao longo do eixo Estrada Jerônimo Monteiro / Paul, em Vila Velha e da Grande Porto de Santana / Flexal, em Cariacica.
29 bairros diretamente atendidos

- Vila Velha: São Torquato, Vasco da Gama, Cobi, Sagrada Família, Argolas, Nova América, Cobilândia, Ipessa, Alvorada, Paul, Vila Garrido, Ilha das Flores, Alecrim, Ilha da Conceição, Vila Batista, Santa Rita, Ataíde, Rio Marinho, Jardim Marilândia, Planalto, Aribiri, 1º de Maio, Capuaba, Vale Encantado.

- Cariacica: Flexal II, Nova Canaã, Porto de Santana e Presidente Médici, Bela Vista.
Linhas de ônibus
5 linhas troncais (terminal-terminal) e 16 linhas alimentadoras (terminal-bairros)
Demanda estimada (dia útil): 35 mil usuários

Terminal Jardim América

O Terminal de Jardim América está sendo construído no quarteirão formado pelas ruas José Sertã, Pará, Argentina, Bahia e pela Rodovia BR-262, no bairro Jardim América, no município de Cariacica.

Permitirá a passagem das linhas troncais vindas dos Terminais de Itacibá, Campo Grande e São Torquato, com a consequente otimização da rede. Foi projetado para integrar à rede as linhas com origem em bairros de Cariacica que estão fora da área de influência dos Terminais Campo Grande e Itacibá, e que hoje estão integrados no Terminal Dom Bosco.

Junto com o Terminal de São Torquato terá a função de desativar o Terminal Dom Bosco, liberando a Rua Dom Bosco para outros usos pela municipalidade de Vitória.

Benefícios do Terminal Jardim América

- Descongestiona as vias da Área Central de Vitória, a Ponte Florentino Avidos e a Ponte do Príncipe pela transferência das linhas radiais para os Terminais, com a redução do número de ônibus/hora nessas vias;

- Permite a integração das linhas alimentadoras com as linhas troncais com destino aos Terminais Campo Grande e Itacibá, em Caricica e Vila Velha e Ibes, em Vila Velha. Com isso, os usuários deixam de fazer percurso negativo como acontece na atual situação de integração pelo Terminal Dom Bosco;

- Absorve o crescimento e adensamento da região de influência e o consequente aumento da solicitação por transporte coletivo, oferecendo melhores condições de deslocamentos para uma população residente nos bairros localizados ao longo dos corredores formados pelas ruas Espírito Santo, Fernando Antônio e a estrada para Caçaroca;

- Permite a integração de toda a rede de linhas alimentadoras dentro do município de Cariacica, uma vez que o usuário poderá fazer transbordo entre as linhas do próprio Terminal ou se deslocar ate os Terminais Campo Grande e Itacibá, sem o pagamento de nova tarifa.

30 comunidades diretamente atendidas

Rosa da Penha, Vila Isabel, Rio Marinho, Itapemirim, Bandeirantes, Castelo Branco, Maracanã, Boa Vista, Caçaroca, Boa Sorte, Padre Gabriel, Vista Mar, São Geraldo, Bairro Liberdade, Jardim América, São Conrado, Alzira Ramos, Vale Esperança, Bela Aurora, Jardim de Alah, Cofavi, Sotelândia, Jardim Botânico, Vera Cruz, Bela Vista, Alto Laje, Bairro Expedito, Sotema, Itaquari, São Francisco.

Linhas de ônibus

8 troncais (terminal-terminal) e 14 alimentadoras (terminal-bairros)

Investimento de R$20 milhões em terminais mais amplos e modernos

Os terminais foram projetados com uma concepção de amplitude, com plataformas e baias espaçadas, que visa à geração de mais conforto aos usuários e trabalhadores do Sistema Transcol. O Terminal Jardim América tem mais de 9 mil metros quadrados (m²) de área construída e o Terminal São Torquato possui 6,3 mil m².

Nas coberturas foram utilizadas telhas metálicas termoacústicas, com núcleo em lã de rocha, o que gera uma significativa redução de calor. Além disso, sobre cada viga que sustenta a cobertura, foram instaladas venezianas Comovent, que funcionam como exaustores, extraindo os gases emitidos pelos veículos.

As duas obras estão na fase final de acabamento, faltando apenas a conclusão da instalação do alubond – painéis de alumínio composto que recobrem a fachada. Estes empreendimentos estão sendo gerenciados pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) e receberam um investimento total de R$ 20 milhões.

Menos ônibus no Centro de Vitória

Com a inauguração dos terminais São Torquato e Jardim América e a desativação do Terminal Dom Bosco, cerca de 50 ônibus deixarão de circular, por hora/pico, no Centro de Vitória.

35 linhas deixarão de integrar no Terminal Dom Bosco

Troncais (ligam o Terminal Dom Bosco a outros terminais):
511 – Terminal Carapina / Terminal Dom Bosco via Leitão da Silva
513 – Terminal Ibes / Terminal Dom Bosco via Paul – Ataíde
523 – Terminal Jacaraípe / Terminal Dom Bosco via Beira Mar
527 – Terminal Carapina / Terminal Dom Bosco via Reta da Penha
530 – Terminal Campo Grande / Terminal Dom Bosco via Marechal Campos (Expresso)
531 – Terminal Campo Grande / Terminal Vila Velha via Terminal Dom Bosco – Maruípe
532 – Terminal Itaparica / Terminal Dom Bosco via Terminal Vila Velha – Praça Eucalipto

Vila Velha:
620 – Cais de Capuaba / Terminal Dom Bosco via Vila Garrido
621 – Ilha das Flores / Terminal Dom Bosco via Paul
624 – Rio Marinho / Terminal Dom Bosco via Lindenberg
625 – Ataíde / Terminal Dom Bosco via Santa Rita – São Torquato
626 – Vale Encantado / Terminal Dom Bosco via J. Marilândia
627 – Sagrada Família / Terminal Dom Bosco
630 – Rio Marinho / Terminal Dom Bosco via Vasco da Gama – São Torquato
631 – 1º de Maio / Terminal Dom Bosco via Santa Rita
632 – Vila Garrido / Terminal Dom Bosco via Paul
633 – Planalto / Terminal Dom Bosco via São Torquato

Cariacica:
730 – Bairro Expedito – Alto Laje / Terminal Dom Bosco
731 – Boa Sorte / Terminal Dom Bosco via Vale Esperança
732 – Caçaroca / Terminal Dom Bosco
733 – Jardim de Alah / Terminal Dom Bosco via Alzira Ramos
734 – Castelo Branco / Terminal Dom Bosco
736 – São Conrado / Terminal Dom Bosco via Jardim América – São Torquato
737 – Nova Canaã / Terminal Dom Bosco via Porto Velho
738 – Rosa da Penha / Terminal Dom Bosco
739 – Boa Vista / Terminal Dom Bosco via Sotema
740 – Vista Mar / Terminal Dom Bosco
746 – Bairro Aparecida / Terminal Dom Bosco via Porto Velho
748 – São Geraldo / Terminal Dom Bosco via Campo Grande
756 – Jardim dos Palmares / Terminal Dom Bosco via Padre Gabriel
759 – Flexal II / Terminal Dom Bosco via Porto Velho
761 – Presidente Médici / Terminal Dom Bosco via Porto Velho
770 – Bela Vista / Terminal Dom Bosco
773 – Morro do Sesi / Terminal Dom Bosco via Mangue Seco – Porto Velho

Serra:
839 – Eurico Salles / Terminal Dom Bosco via Avenida Vitória
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard