21/02/2014 14h38 - Atualizado em 21/12/2016 11h02

Governo do ES instala câmeras de vigilância em terminais de ônibus

Dentro de 180 dias, os dez terminais de integração do Sistema Transcol estarão equipados com câmeras de videomonitoramento que vão acompanhar a operação dos ônibus e ajudar na segurança dos usuários do transporte coletivo que passam pelas unidades. A Ordem de Serviço para a instalação dos equipamentos foi assinada nesta sexta-feira (21), em solenidade no Palácio Anchieta.
O investimento para a contratação do serviço é de R$ 50 mil por mês, por terminal. Inicialmente serão 130 câmeras, podendo chegar a 200, conforme a necessidade dos terminais. Uma equipe da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e da Start Tech Solução em Tecnologia, empresa vencedora da licitação, já está elaborando o cronograma de instalação.
O governador Renato Casagrande frisou a importância do novo serviço, afirmando que essa é mais uma ferramenta para ajudar na segurança pública. Ele lembrou que o Estado está adquirindo 100 câmeras para serem instaladas na Grande Vitória. “Esses equipamentos, associados aos que serão instalados nos terminais, formam uma grande rede que vai aumentar a segurança da população”.
O diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, disse que “a instalação das câmeras é mais uma etapa do Plano de Mobilidade Metropolitana do Governo do Espírito Santo e tem o objetivo de melhorar a gestão do sistema de transporte, sob a ótica operacional. E também vai possibilitar a disponibilização das imagens, por meio de parcerias, para a polícia e autoridades de segurança pública dos municípios”.
Durante a assinatura da Ordem de Serviço, a qualidade do equipamento foi apresentada aos participantes da solenidade. Um monitor instalado no gabinete do governador mostrava, em tempo real, as imagens de quatro câmeras que estão em teste no Terminal Vila Velha.
Tecnologia
As câmeras que serão instaladas têm sistema Full HD, tecnologia utilizada em aeroportos como o de Guarulhos, em São Paulo, metrôs do Rio de Janeiro, Londres e Paris, além dos estádios de futebol da Copa do Mundo e os ônibus da Fifa. “O equipamento tem alta definição de imagem e vai auxiliar tanto na operação dos ônibus como na segurança patrimonial e de pessoas”, alertou o diretor da Start, Renato Chulam.
Ele acrescentou que todas as câmeras, fixas e móveis, têm proteção antivandalismo e contra a ação do tempo (ventos, chuva, etc). “Como o que está sendo contratado é o serviço, caso um equipamento dê defeito, ele logo será substituído, garantindo a continuidade do atendimento”, completou Chulam.
As novas câmeras têm o objetivo de monitorar de perto a operação dentro dos terminais. Além disso, vai garantir a proteção do patrimônio e, por meio de parcerias, será possível disponibilizar as imagens, em tempo real, para os centros de videomonitoramento do Ciodes e das prefeituras que possuem esse serviço, colaborando, assim, com a segurança pública dentro e no entorno dos terminais.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard