07/08/2008 12h02 - Atualizado em
21/12/2016 10h52
Governo assina convênio para implantação do ‘Programa Despoluir’ no Sistema Transcol
No dia 07 de agosto, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), a Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo (Fetransportes) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) assinaram um Convênio de Cooperação Técnica e Institucional para implantação das ações do Programa Despoluir/ES no Sistema de Transporte Coletivo da Grande Vitória.
O objetivo é criar uma cultura de responsabilidade ambiental junto a todos os atores envolvidos no transporte público de passageiros da Grande Vitória, por meio do controle da fumaça emitida pelos ônibus e do desenvolvimento de ações para manutenção de índices satisfatórios.
Durante o evento de assinatura, a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, ressaltou a importância da união de governos, empresários, terceiro setor e sociedade civil a fim de encontrar soluções para grandes problemas que atingem a sociedade, como a degradação ambiental.
Denise disse ainda que não adianta implantar projetos que visem ao desenvolvimento das cidades sem a adoção de medidas para que esse crescimento aconteça de forma ordenada, sustentável e compromissada com o meio ambiente.
“O Sistema Transcol está crescendo. Temos novos terminais em construção, ampliação dos terminais existentes, ampliação de frota. Mas é necessário crescer com responsabilidade e consciência de estarmos desenhando o futuro das novas gerações”, completou.
A partir da próxima semana, os testes de emissão de gases poluentes na atmosfera serão realizados nos 1.400 ônibus que compõem a frota do Sistema Transcol por meio do Opacímetro NA 9000, um equipamento portátil usado para medir a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos a diesel.
O presidente da Fetransportes, Luiz Wagner Chieppe, afirmou que a grande vantagem da assinatura do convênio é a firmação de um compromisso com uma questão que é prioridade mundial. “Até hoje, as medições não eram obrigatórias e ficavam a cargo das empresas realizá-las em suas frotas. Agora, as ações deixam de ser opcionais e passam a fazer parte da rotina das operadoras” disse.
O diretor do GVBus, Adi Gama, ressaltou a importância da parceria e do controle da poluição. “Com essa medida, todo o Sistema Transcol será um instrumento de contribuição para a preservação ambiental”, avaliou.
O procedimento será feito conforme os padrões estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), por meio de resoluções que estabelecem diretrizes, prazos e padrões legais de emissão admissíveis para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.
As medições nos ônibus do Sistema Transcol serão feitas a cada três meses pelos técnicos do Programa Despoluir/ES. Se aprovados, os ônibus ganham o Selo Despoluir de Eficiência Energética, que terá validade de 90 dias. Caso contrário, o veículo fica impedido de circular, a empresa operadora receberá orientação sobre o que deverá ser feito para melhorar o resultado e, depois disso, o teste será remarcado.
O Programa Despoluir
O desenvolvimento econômico e social baseou-se, a partir do século XX, no uso crescente de combustíveis fósseis e não-renováveis, como derivados de petróleo, carvão mineral e gás natural.
A avaliação do impacto desse progresso no meio ambiente ficou restrita, muitas vezes, a estudos de pesquisadores e cientistas, sem conseqüências práticas. Os sinais cada vez mais evidentes do aquecimento global mudaram esse cenário, exigindo uma mobilização imediata de toda a população.
Diante disso, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) lançou, em julho de 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, implantado e desenvolvido no Espírito Santo pela Fetransportes, e que visa a promover o engajamento dos empresários do setor de transportes, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em geral para um desenvolvimento sustentável.
Além dos benefícios diretos ao meio ambiente e à população, o Despoluir proporciona às empresas transportadoras redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.
Precisão nas medições
Com a implantação do Programa Despoluir no Sistema Transcol, o equipamento a ser empregado nas medições será o Opacímetro NA 9000. Precisão de dados, ganho de credibilidade e alta tecnologia são suas grandes vantagens em relação à Escala de Ringelmann, método de medição cujos resultados são verificados visualmente.
O Opacímetro, por sua vez, elimina qualquer interferência pessoal no resultado final da aferição, que é apresentado no visor do notebook. “A grande diferença e principal benefício deste equipamento é a melhoria na gestão de dados. Com ele, qualquer pessoa pode visualizar a medição e os dados podem ser enviados na hora para a empresa operadora, já que a aferição é processada por um software instalado em um notebook”, explica o coordenador do Despoluir/ES, João Carlos Fernandes.
Índices
Com relação aos índices permitidos para veículos fabricados antes de 1996, os técnicos do Despoluir/ES trabalham com base na Resolução 251/99, que determina o valor de 2,10m - 1 (unidade de medida do coeficiente da absorção da luz ou índice de opacidade). Já para os veículos e equipamentos com bombas injetoras, fabricados a partir de 1996, esse valor é de 1,69m -1.
Os índices de emissão de poluentes satisfatórios para os ônibus mais novos, com injeção eletrônica, são indicados pelas montadoras, nas portas dos veículos. Tais valores são definidos em conjunto com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A partir de 2009, haverá uma padronização destes valores de opacidade, regida pela Resolução 315/2002, que estabelecerá um padrão de 0,80m -1 para todos os motores fabricados a partir de 2008.
O objetivo é criar uma cultura de responsabilidade ambiental junto a todos os atores envolvidos no transporte público de passageiros da Grande Vitória, por meio do controle da fumaça emitida pelos ônibus e do desenvolvimento de ações para manutenção de índices satisfatórios.
Durante o evento de assinatura, a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, ressaltou a importância da união de governos, empresários, terceiro setor e sociedade civil a fim de encontrar soluções para grandes problemas que atingem a sociedade, como a degradação ambiental.
Denise disse ainda que não adianta implantar projetos que visem ao desenvolvimento das cidades sem a adoção de medidas para que esse crescimento aconteça de forma ordenada, sustentável e compromissada com o meio ambiente.
“O Sistema Transcol está crescendo. Temos novos terminais em construção, ampliação dos terminais existentes, ampliação de frota. Mas é necessário crescer com responsabilidade e consciência de estarmos desenhando o futuro das novas gerações”, completou.
A partir da próxima semana, os testes de emissão de gases poluentes na atmosfera serão realizados nos 1.400 ônibus que compõem a frota do Sistema Transcol por meio do Opacímetro NA 9000, um equipamento portátil usado para medir a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos a diesel.
O presidente da Fetransportes, Luiz Wagner Chieppe, afirmou que a grande vantagem da assinatura do convênio é a firmação de um compromisso com uma questão que é prioridade mundial. “Até hoje, as medições não eram obrigatórias e ficavam a cargo das empresas realizá-las em suas frotas. Agora, as ações deixam de ser opcionais e passam a fazer parte da rotina das operadoras” disse.
O diretor do GVBus, Adi Gama, ressaltou a importância da parceria e do controle da poluição. “Com essa medida, todo o Sistema Transcol será um instrumento de contribuição para a preservação ambiental”, avaliou.
O procedimento será feito conforme os padrões estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), por meio de resoluções que estabelecem diretrizes, prazos e padrões legais de emissão admissíveis para as diferentes categorias de veículos automotores, nacionais e importados.
As medições nos ônibus do Sistema Transcol serão feitas a cada três meses pelos técnicos do Programa Despoluir/ES. Se aprovados, os ônibus ganham o Selo Despoluir de Eficiência Energética, que terá validade de 90 dias. Caso contrário, o veículo fica impedido de circular, a empresa operadora receberá orientação sobre o que deverá ser feito para melhorar o resultado e, depois disso, o teste será remarcado.
O Programa Despoluir
O desenvolvimento econômico e social baseou-se, a partir do século XX, no uso crescente de combustíveis fósseis e não-renováveis, como derivados de petróleo, carvão mineral e gás natural.
A avaliação do impacto desse progresso no meio ambiente ficou restrita, muitas vezes, a estudos de pesquisadores e cientistas, sem conseqüências práticas. Os sinais cada vez mais evidentes do aquecimento global mudaram esse cenário, exigindo uma mobilização imediata de toda a população.
Diante disso, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) lançou, em julho de 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, implantado e desenvolvido no Espírito Santo pela Fetransportes, e que visa a promover o engajamento dos empresários do setor de transportes, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em geral para um desenvolvimento sustentável.
Além dos benefícios diretos ao meio ambiente e à população, o Despoluir proporciona às empresas transportadoras redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.
Precisão nas medições
Com a implantação do Programa Despoluir no Sistema Transcol, o equipamento a ser empregado nas medições será o Opacímetro NA 9000. Precisão de dados, ganho de credibilidade e alta tecnologia são suas grandes vantagens em relação à Escala de Ringelmann, método de medição cujos resultados são verificados visualmente.
O Opacímetro, por sua vez, elimina qualquer interferência pessoal no resultado final da aferição, que é apresentado no visor do notebook. “A grande diferença e principal benefício deste equipamento é a melhoria na gestão de dados. Com ele, qualquer pessoa pode visualizar a medição e os dados podem ser enviados na hora para a empresa operadora, já que a aferição é processada por um software instalado em um notebook”, explica o coordenador do Despoluir/ES, João Carlos Fernandes.
Índices
Com relação aos índices permitidos para veículos fabricados antes de 1996, os técnicos do Despoluir/ES trabalham com base na Resolução 251/99, que determina o valor de 2,10m - 1 (unidade de medida do coeficiente da absorção da luz ou índice de opacidade). Já para os veículos e equipamentos com bombas injetoras, fabricados a partir de 1996, esse valor é de 1,69m -1.
Os índices de emissão de poluentes satisfatórios para os ônibus mais novos, com injeção eletrônica, são indicados pelas montadoras, nas portas dos veículos. Tais valores são definidos em conjunto com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A partir de 2009, haverá uma padronização destes valores de opacidade, regida pela Resolução 315/2002, que estabelecerá um padrão de 0,80m -1 para todos os motores fabricados a partir de 2008.