30/11/2015 07h59 - Atualizado em 21/12/2016 11h08

Funcionários da Ceturb-GV aprovam programação da Semana de Prevenção de Acidentes

Depois de quatro dias de atividades na XV Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), funcionários da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) participaram, na sexta-feira (27), da programação de encerramento do evento. As palestras tiveram boa participação, assim como as oficinas de artesanato e a IV Gincana Ecosipat. Um dos destaques da Semana foi a apresentação do Desafio 21 Dias, do Programa Vida Saudável da Secretaria de Estado da Saúde.
A programação foi considerada como muito importante pelos funcionários da Certub-GV. Segurança do trabalho, responsabilidade ambiental, planejamento estratégico pessoal e saúde foram alguns dos temas discutidos.

A palestra do Desafio 21 Dias, ministrada pela gerente do Programa Vida Saudável da Secretaria de Estado da Saúde, Simone Barni, chamou a atenção de vários funcionários. “Fiz uma cirurgia há algum tempo, mas ainda não tinha mudado meus hábitos, o Desafio 21 dias me motivou não só a mudar hábitos alimentares e a começar a fazer exercícios físicos, mas a estar mais próxima da minha família também” disse a funcionária Rosileny Nunes, que aderiu ao desafio.

Artesanato
As oficinas de artesanato já são uma tradição na Sipat. Tanto, que uma das artesãs, Teresinha Nascimento, revela com orgulho que começou a produzir suas peças a partir de uma das oficinas das quais participou, no ano passado. “Me descobri no artesanato. Além de trabalhar o emocional, ajuda a gente a ser criativa”.
Teresinha trabalha com materiais recicláveis como garrafas, caixas de leite, latas e garrafas PET. “Quem não gosta de artesanato não admira o trabalho. Dá trabalho preparar uma peça para ser pintada. É preciso toda uma preparação antes de colocar a peça em ponto de ser decorada”, ressaltou. Atualmente, ela está comercializando sua produção. “No início não pensei em dinheiro, apenas presenteava amigos, mas as pessoas começaram a perguntar se eu não iria vender e acabei iniciando o negócio”.
No encerramento, a funcionária Fatima Encarnação, que também é presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), agradeceu a todos pela participação, e disse que continuará persistindo na importância da prevenção.

A gincana Eco Sipat 2015 teve grande adesão por parte dos funcionários, mas a vencedora foi Maria Nazaré Goltara, que levou o maior número de material reciclável e alimentos não-perecíveis. “Gostei muito de participar de mais uma gincana, costumo contribuir o ano inteiro, trazendo os recicláveis”. Os materiais arrecadados serão destinados a grupos sociais de economia solidária, associação de catadores, lares de idosos e menores