24/10/2014 15h03 - Atualizado em 21/12/2016 11h07

Funcionários da Ceturb aprovam Semana de Prevenção de Acidentes

Os funcionários da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) prestigiaram em massa as palestras, oficinas e a gincana realizadas na XIV Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) e III Ecosipat, que terminam nesta sexta-feira (24). Na abertura da semana, também foi lançada a campanha “Gentileza Gera Gentileza”, que tem como objetivo incentivar boas atitudes no ambiente de trabalho.

As palestras tiveram boa participação dos servidores, que aprovaram os temas escolhidos neste ano. Os palestrantes que se apresentaram na quarta-feira (22) e na quinta-feira (23) receberam a atenção da plateia que se mostrou bastante interessada nos assuntos propostos.

O tema sobre posturologia, que foi exposto pelo fisioterapeuta Gustavo Pilon, e trouxe dicas para poupar a coluna e evitar lesões articulares, foi elogiado pelos participantes, que tiveram informações importantes para a saúde laboral. “Percebi que preciso mudar a minha postura imediatamente, para evitar dores desnecessárias no futuro”, comentou o supervisor de operações Jovaci Xavier Martins. Já o agente de transporte José Carlos Santos disse que descobriu com a palestra “que reeducando a postura diariamente vai melhorar o funcionamento do organismo”.

Motivação

A palestra motivacional “Você pode ser o que você decidir ser” trouxe uma mensagem de superação que agradou a todos os que participaram do evento. Ela foi ministrada pelo ex-morador de rua, José Maria do Amaral Ferreira, de 59 anos, que também é ex-funcionário da CST. Ele foi alcoólatra por 17 anos e, em 1985, teve o que ele chama de “o despertar”. Há 29 anos, José Maria não tem recaídas. Ele também é professor de ioga.

Aos 50 anos, se formou em Direito e trabalha há dez anos como voluntário do hospital Santa Rita e acompanha comunidades carentes fazendo massagem terapêutica nos pés dos doentes. Para mudar o rumo de nossas histórias, ele afirma que “temos que mudar não para agradar a alguém, mas sim a nós mesmos, e temos que aprender a nos amar”.

A secretária, Rafaela Fiame, aprovou a palestra. “Com simplicidade ele mostrou que não é preciso muito para se viver. O que conta é um carinho, um abraço, um sorriso. E foi dessa forma que ele deu uma reviravolta na vida, levando gentiliza a todo lugar que vai”, frisou.

Gincana

A gincana Ecosipat 2014 também teve bastante participação. Uma parcial mostra que já foram arrecadados 15 pacotes de fraldas descartáveis, cinco caixas de leite, 30 pacotes de biscoitos, oito latas de leite em pó, quatro pacotes de café, além de pasta de dente, sabonetes e papel higiênico. Materiais recicláveis como caixas de leite, garrafas pet, jornais, revistas, latinhas de alumínio, embalagens de vidro, entre outros, também forma coletados.

Todo o material arrecadado será destinado a entidades como grupos sociais de economia solidária, associação de catadores, lares de idosos e menores, Pastoral da Saúde e Projeto Arte & Terapia.