31/03/2010 14h41 - Atualizado em 21/12/2016 10h54

Empresas operadoras premiadas por bom desempenho

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) premiou as empresas operadoras do Sistema Transcol que obtiveram melhor desempenho durante o ano 2009. Os resultados são obtidos por meio do Sistema de Avaliação de Desempenho das Operadoras, realizado mensalmente pela Ceturb-GV desde 1993 e que foi aprimorado ao longo dos anos.

O Prêmio Anual de Desempenho das Empresas Operadoras do Sistema Transcol (PAD) foi criado em 2009 para integrar o sistema de avaliação, para entregar às empresas com melhor pontuação um certificado de qualificação e, com isso, estimular a melhoria contínua nos serviços prestados aos usuários do transporte coletivo na Grande Vitória.

Das 12 empresas operadoras do Transcol avaliadas durante o ano de 2009, sete receberam o certificado de qualificação. “Foram certificadas aquelas que obtiveram, em no mínimo seis meses, 90% da pontuação máxima e que em nenhum mês obtiveram nota abaixo de 75%, explicou a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.

As operadoras certificadas foram Nova Transporte, Santa Zita, Serrana, Praia Sol, Serramar, Floramar e Santa Paula. Denise Cadete lembrou que os usuários, gestores e operadores do Transcol serão amplamente beneficiados ainda neste ano com o sistema de gerenciamento eletrônico da frota, em que os veículos serão rastreados via satélite e a operação, monitorada pela internet, possibilitando interferências em tempo real e mais dinamismo. “Esse projeto, certamente, elevará as notas das empresas no Sistema de Avaliação e trará mais qualidade ao nosso transporte coletivo”, avaliou.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, disse que “A Ceturb-GV está sempre em busca da melhoria dos serviços prestados à sociedade e não foi ao acaso que a empresa ganhou, em Curitiba, o Prêmio ANTP de Qualidade 2009, disputado por grandes empresas de todo o país. Vamos fazer o transporte coletivo na Grande Vitória crescer ainda mais com a implantação dos corredores exclusivos para os ônibus, projeto que já começou a sair do papel em parceria com as prefeituras”.

Para a presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe, a avaliação da Ceturb-GV funciona como uma alavanca para o Sistema Transcol. “O padrão de qualidade que a Ceturb-GV nos exige faz do nosso sistema referência no país e nos obriga a trabalhar de forma sistemática e organizada. Empresas vêm de outros estados para conhecer nossos processos e implantar melhorias”.

Os quesitos aos quais as empresas são submetidas mensalmente são:

- Qualidade do serviço prestado ao usuário – nos quais são avaliados o cumprimento de horários, as reclamações de usuários, notificações de irregularidades operacionais;

- Segurança na operação, circulação dos cidadãos no espaço urbano e meio ambiente – onde se leva em conta a manutenção e conservação da frota, os acidentes de trânsito e o controle de emissão de fumaça.