28/10/2013 16h14 - Atualizado em 21/12/2016 11h01

Dia do Servidor: primeiro funcionário da Ceturb-GV relembra sua trajetória na empresa

A história de vida de Pascoal Domingo Uliana, 65 anos, se mistura com a da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). Ele é o primeiro servidor matriculado na empresa. Aliás, este enredo começou em meados de 1975, antes mesmo da criação da Ceturb-GV, em 1986.

Na época, Pascoal trabalhava em outro órgão do governo responsável pelo gerenciamento do transporte intermunicipal do Espírito Santo. Segundo ele, em pleno regime militar, a população reivindicava diversas melhorias, em todo o país, e entre elas, melhorias no transporte coletivo.

“Antes da constituição da Ceturb, existia o Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (Geipot) que financiou os três primeiros anos da Companhia e geriu os recursos para sua implantação. Em 1986, quando a Ceturb foi então criada, saí do órgão em que trabalhava e passei a trabalhar aqui”, explica Pascoal.

Pascoal, atual Gerente de Serviços Especiais da Ceturb-GV, sempre foi servidor público e tem muita experiência para compartilhar, afinal de contas já passou por diversas gerências como a Planejamento, Administrativa e de Operações.

Ao longo dos anos, muitas foram as mudanças que ele presenciou. Desde a criação da Companhia até os atuais projetos de mobilidade urbana. Ele destaca a implantação do sistema tronco-alimentador, que faz a ligação dos diversos bairros da Grande Vitória com os terminais de integração, a criação da tarifa única e dos serviços Seletivo e Mão na Roda.

“Dentre todos os desafios em que enfrentamos, creio que o principal foi a consolidação da Ceturb como órgão gestor. Isso foi a realização da vontade de ter um transporte publico de qualidade com um gerenciamento atuante e fruto de todo um trabalho de planejamento”, afirma, com orgulho.

Para Pascoal, não existe segredo para continuar realizado no trabalho, apenas ser persistente e trabalhar muito com seriedade e responsabilidade. E ao ser perguntado sobre a aposentadoria, Pascoal desconversa e brinca: “Enquanto houver motivação e novos desafios no trabalho, pretendo continuar”, comenta. E de acordo com ele, sua família assina embaixo.