12/09/2008 07h27 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Contratados projetos de ampliação dos terminais Vila Velha, Itacibá e Carapina

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), contratou, por meio de licitação pública, a empresa que irá elaborar os projetos de arquitetura e engenharia para ampliação e modernização dos terminais Itacibá, em Cariacica, Carapina, em Serra, e Vila Velha, no município de mesmo nome.

O prazo para execução dos serviços é de 120 dias. Após a finalização dos projetos, será realizada licitação para contratação das obras, que serão iniciadas em 2009 e integram o conjunto de ações do Transcol III, projeto de mobilidade urbana do Governo do Estado.

Os terminais Vila Velha, Carapina e Itacibá foram inaugurados em 1989, ano da implantação efetiva do Sistema Transcol na Grande Vitória. O desenvolvimento acelerado das cidades, o aumento da demanda de passageiros e a falta de investimentos na ampliação do sistema nos governos anteriores provocaram a saturação dos terminais.

As obras irão adequar a estrutura física dos terminais às atuais necessidades dos usuários, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo melhores condições de circulação interna e externa, de distribuição dos pontos de parada e de organização das filas.

Serão construídas novas plataformas, as áreas de embarque e desembarque de passageiros serão ampliadas. Haverá novos sistemas viários internos e externos, instalação de sinalização horizontal e vertical, baias das linhas alimentadoras em 45º.

Todos os terminais receberão mais lanchonetes, um novo conjunto de sanitários, composto por banheiros feminino, masculino e família (equipado com fraldário), todos adaptados para pessoas com deficiência. Também haverá novas guaritas de controle de acesso, projeto paisagístico e bicicletário.

Os projetos de modernização abrangerão toda a infra-estrutura existente. Serão feitas melhorias na iluminação, nas ruas internas, cobertura, piso, instalações hidro-sanitárias, calçadas, paredes, pilares, instalações elétricas, entre outras.

Terminal Carapina

A demanda diária do Terminal Carapina nos dia úteis é de 55 mil usuários. São integradas 18 linhas troncais, que dão acesso aos demais terminais do Sistema Transcol, e oito linhas alimentadoras, que dão acesso aos bairros do município. A área do terreno do terminal atualmente é de 11.440m² e, após a ampliação, será de 21.718m².

Os 26 bairros localizados na área de influência do Terminal Carapina e que serão diretamente beneficiados com as obras são: Bairro de Fátima, André Carlone, José de Anchieta, Jardim Tropical, Jardim Limoeiro, Chácara Parreiral, Hélio Ferraz, Jardim Carapina, Bicanga, Manguinhos, Carapina, Manoel Plaza, São Geraldo, CST, Boa Vista, Central Carapina, Parque de Exposições Carapina, Carapina Grande, Sossego, São Diogo, Novo Horizonte, Oceania, Praia de Carapebus, Vista da Serra, Planalto Serrano e Campinho da Serra.

Terminal Itacibá

Atualmente, uma média de 55 mil usuários passam diariamente pelo Terminal Itacibá, por onde circulam seis linhas troncais, que dão acesso aos demais terminais do Sistema Transcol, e 18 linhas alimentadoras, que dão acesso aos bairros do município.

Moradores de 35 bairros e localidades de Cariacica serão diretamente beneficiados com as obras: Nova Brasília, Itanguá, Rio Branco, Vita Shopping, Oriente, Itacibá, Estádio do Rio Branco, Bairro Expedito, Novo Brasil, Fórum de Cariacica, Piapitangui, Araçatiba, Casa de Custódia, Santana, Tabajara, Vila Merlo, Porto Belo, Flexal I, Flexal II, Nova Canaã, Porto Santana, Santa Rosa, Nova Valverde, Prolar, Bairro Aparecida, Bairro Planeta, Vila Prudêncio, Vila Graúna, Bairro Retiro, Porto Novo, Cariacica Sede, Areinha, Tucum, Antônio Ferreira Borges e Roda D’Água.

Terminal Vila Velha

50 mil usuários passam diariamente pelo Terminal Vila Velha, por onde circulam 13 linhas troncais, que dão acesso aos demais terminais do Sistema Transcol, e 13 linhas alimentadoras, que dão acesso aos bairros do município. A área total, que atualmente é de 8500m², passará a ser de 10500m².

Moradores de 16 bairros serão diretamente beneficiados: Ilha dos Aires, Centro, Prainha, Cristóvão Colombo, Jaburuna, Glória, Praia do Ribeiro, Soteco, Praia da Costa, Divino Espírito Santo, Praia de Itapoã, Boa Vista, Parque das Castanheiras, Santa Mônica, Cocal, Coqueiral de Itaparica.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard