27/11/2012 13h12 - Atualizado em
21/12/2016 11h00
Comunidades ajudam Ceturb-GV a melhorar serviço do Transcol
As comunidades da Grande Vitória têm contribuído, cada vez mais, para a melhoria do transporte coletivo da região. Atualmente, 405 comunidades estão cadastradas na Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e participam ativamente com sugestões, solicitações e críticas ao sistema. Em 2012, várias alterações – como criação de linha, mudança ou extensão de itinerário, aumento de oferta, entre outros serviços - foram realizadas para atender aos pedidos dos usuários.
O diretor da Associação de Moradores da Serra (Fames), Antônio Carlos Baiano, ressalta que o trabalho desenvolvido em parceria com a Ceturb-GV tem garantido muitos avanços para os moradores do município. “Depois que começamos a dialogar, não teve mais quebra-quebra de ônibus na BR 101. Conseguimos que a região da Serra Sede passasse a ter atendimento de linhas que passam pelos terminais de Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe. Também já está em andamento um estudo para a criação de uma linha, ligando Serra Sede ao Terminal Vila Velha, via Maruípe e Terceira Ponte”.
O trabalho realizado pelas comunidades é fundamental para direcionar as ações da Ceturb-GV. Em Jardim do Vale, por exemplo, a linha 588 foi estendida e hoje circula por dentro de todo o bairro, conforme solicitação da Associação de Moradores. “Antes, o ponto mais próximo ficava a mais de um quilômetro do bairro. Hoje, ninguém anda mais do que 300 metros para chegar a um ponto”, ressalta o presidente da Associação de Moradores de Jardim do Vale, Linkerson Fernandes Ribeiro, conhecido como Link.
“No nosso caso, conseguimos 100% do que solicitamos à Ceturb”, lembra Link. Outra melhoria conquistada pela comunidade de Jardim do Vale foi a linha 628, que opera durante a madrugada. “Essa linha atende ao bairro e passa por hospitais, facilitando a vida dos moradores. A Ceturb é o órgão que mais ouve as comunidades e sempre nos dá retorno rapidamente. Mesmo que seja para dizer não”.
Além das lideranças comunitárias, membros de grupos de gestão, como o de idosos e cadeirantes, também participam, regularmente, de reuniões na Ceturb-GV para definir questões ligadas a esses grupos. Uma das ações que foram adotadas, por solicitação dos cadeirantes foi a pintura dos ônibus equipados com elevador. “Pela lei, teríamos apenas que colocar o símbolo universal da acessibilidade no parabrisa do veículo. Mas os membros do grupo de gestão dos cadeirantes sugeriram algum outro diferencial, pois tinham dificuldade de ver o símbolo à distância. Então, passamos a pintar os veículos acessíveis de azul, com o solzinho amarelo”, conta o gerente de Atendimento ao Usuário da Ceturb-GV, Gilmar Pahins Pimenta.
Maria das Graças Jantorno Rocha, a Tia Gracinha, faz parte do Fórum Metropolitano do Idoso e do Conselho Municipal do Idoso de Vitória e participa ativamente do grupo de gestão da pessoa idosa da Ceturb-GV. “Temos várias coisas em andamento e conseguimos muitas vitórias. Dentre elas, posso citar a capacitação de motoristas, trocadores e fiscais que aprenderam como lidar com idosos e pessoas com deficiência física”.
Segundo Tia Gracinha, também está prestes a se concretizar a instalação do posto para a retirada do Cartão do Idoso, no Terminal Vila Velha. “Além disso, graças à ajuda da Ceturb, conseguimos, no Dia do Idoso, fazer panfletagem nos terminais para conscientizar, especialmente os jovens, sobre a necessidade de tratar bem o pessoal da terceira idade. Esse trabalho deverá se estender até as escolas, já que os nossos jovens serão os idosos de amanhã e precisam saber respeitar os mais velhos”.
Atendimento às comunidades
De janeiro a outubro deste ano foram realizadas 37 reuniões com as comunidades. Nesses encontros, 106 bairros estiveram presentes com um total de 396 participantes. Além disso, os movimentos populares da Grande Vitória abriram 108 processos de solicitações na Ceturb-GV no mesmo período.
Ao longo do ano, foram realizados 1.495 atendimentos por telefone, 221 via correio eletrônico, 189 correspondências foram enviadas às comunidades e 131 pessoas foram atendidas pessoalmente na Ceturb-GV.
Algumas das melhorias solicitadas pelas comunidades:
Perobas de Baixo – criação da linha 905, que atende à comunidade
Comunidade de Praia II – integração das 883 884 no Terminal de Laranjeiras
Residencial Jacaraípe - extensão do ponto final da linha 863
Santiago da Serra – melhoria de oferta da linha 869
Nova Bethânia – criação da linha 919
Mugumba, Croacas e Moendas – criação da linha 796
Nova Carapina - criação da linha 887
Piapitangui e Formate – transferência da linha 903 do Terminal Itacibá para o Terminal Campo Grande
Assentamento Santa Clara – criação da linha 920
Cachoeirinha/Sabão – melhoria de oferta de viagem, partindo do bairro
Antônio Ferreira Borges/Prolar – acréscimo de frota, com partidas do Bairro Prolar
São Geraldo – criação da linha 779
Grande José de Anchieta e Jardim Tropical – alteração de itinerário da linha 898, com melhoria de oferta, e operação também nos fins de semana
O diretor da Associação de Moradores da Serra (Fames), Antônio Carlos Baiano, ressalta que o trabalho desenvolvido em parceria com a Ceturb-GV tem garantido muitos avanços para os moradores do município. “Depois que começamos a dialogar, não teve mais quebra-quebra de ônibus na BR 101. Conseguimos que a região da Serra Sede passasse a ter atendimento de linhas que passam pelos terminais de Carapina, Laranjeiras e Jacaraípe. Também já está em andamento um estudo para a criação de uma linha, ligando Serra Sede ao Terminal Vila Velha, via Maruípe e Terceira Ponte”.
O trabalho realizado pelas comunidades é fundamental para direcionar as ações da Ceturb-GV. Em Jardim do Vale, por exemplo, a linha 588 foi estendida e hoje circula por dentro de todo o bairro, conforme solicitação da Associação de Moradores. “Antes, o ponto mais próximo ficava a mais de um quilômetro do bairro. Hoje, ninguém anda mais do que 300 metros para chegar a um ponto”, ressalta o presidente da Associação de Moradores de Jardim do Vale, Linkerson Fernandes Ribeiro, conhecido como Link.
“No nosso caso, conseguimos 100% do que solicitamos à Ceturb”, lembra Link. Outra melhoria conquistada pela comunidade de Jardim do Vale foi a linha 628, que opera durante a madrugada. “Essa linha atende ao bairro e passa por hospitais, facilitando a vida dos moradores. A Ceturb é o órgão que mais ouve as comunidades e sempre nos dá retorno rapidamente. Mesmo que seja para dizer não”.
Além das lideranças comunitárias, membros de grupos de gestão, como o de idosos e cadeirantes, também participam, regularmente, de reuniões na Ceturb-GV para definir questões ligadas a esses grupos. Uma das ações que foram adotadas, por solicitação dos cadeirantes foi a pintura dos ônibus equipados com elevador. “Pela lei, teríamos apenas que colocar o símbolo universal da acessibilidade no parabrisa do veículo. Mas os membros do grupo de gestão dos cadeirantes sugeriram algum outro diferencial, pois tinham dificuldade de ver o símbolo à distância. Então, passamos a pintar os veículos acessíveis de azul, com o solzinho amarelo”, conta o gerente de Atendimento ao Usuário da Ceturb-GV, Gilmar Pahins Pimenta.
Maria das Graças Jantorno Rocha, a Tia Gracinha, faz parte do Fórum Metropolitano do Idoso e do Conselho Municipal do Idoso de Vitória e participa ativamente do grupo de gestão da pessoa idosa da Ceturb-GV. “Temos várias coisas em andamento e conseguimos muitas vitórias. Dentre elas, posso citar a capacitação de motoristas, trocadores e fiscais que aprenderam como lidar com idosos e pessoas com deficiência física”.
Segundo Tia Gracinha, também está prestes a se concretizar a instalação do posto para a retirada do Cartão do Idoso, no Terminal Vila Velha. “Além disso, graças à ajuda da Ceturb, conseguimos, no Dia do Idoso, fazer panfletagem nos terminais para conscientizar, especialmente os jovens, sobre a necessidade de tratar bem o pessoal da terceira idade. Esse trabalho deverá se estender até as escolas, já que os nossos jovens serão os idosos de amanhã e precisam saber respeitar os mais velhos”.
Atendimento às comunidades
De janeiro a outubro deste ano foram realizadas 37 reuniões com as comunidades. Nesses encontros, 106 bairros estiveram presentes com um total de 396 participantes. Além disso, os movimentos populares da Grande Vitória abriram 108 processos de solicitações na Ceturb-GV no mesmo período.
Ao longo do ano, foram realizados 1.495 atendimentos por telefone, 221 via correio eletrônico, 189 correspondências foram enviadas às comunidades e 131 pessoas foram atendidas pessoalmente na Ceturb-GV.
Algumas das melhorias solicitadas pelas comunidades:
Perobas de Baixo – criação da linha 905, que atende à comunidade
Comunidade de Praia II – integração das 883 884 no Terminal de Laranjeiras
Residencial Jacaraípe - extensão do ponto final da linha 863
Santiago da Serra – melhoria de oferta da linha 869
Nova Bethânia – criação da linha 919
Mugumba, Croacas e Moendas – criação da linha 796
Nova Carapina - criação da linha 887
Piapitangui e Formate – transferência da linha 903 do Terminal Itacibá para o Terminal Campo Grande
Assentamento Santa Clara – criação da linha 920
Cachoeirinha/Sabão – melhoria de oferta de viagem, partindo do bairro
Antônio Ferreira Borges/Prolar – acréscimo de frota, com partidas do Bairro Prolar
São Geraldo – criação da linha 779
Grande José de Anchieta e Jardim Tropical – alteração de itinerário da linha 898, com melhoria de oferta, e operação também nos fins de semana