14/05/2009 09h35 - Atualizado em 21/12/2016 10h53

Coletores de pilhas e baterias nos terminais do Sistema Transcol

Nesta segunda-feira (18), começaram a ser instalados, nos nove terminais de integração do Sistema Transcol, coletores de pilhas, baterias e celulares. A ação integra o Projeto de Responsabilidade Sócio Ambiental lançado pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) nesta sexta-feira (16), data em que a empresa completou 23 anos.

Nesta primeira fase de implantação do projeto, cada terminal recebe um coletor, onde deverão ser depositados os materiais que possuem componentes radioativos e não podem ter a mesma destinação do lixo comum porque contaminam o solo. Caso seja constatada necessidade, a Ceturb-GV instalará mais coletores, de acordo com a demanda.

Periodicamente, o material coletado será encaminhado a fornecedores (como estabelecimentos comerciais) – que têm obrigação legal de recebê-lo. Estes, por sua vez, darão a destinação correta junto aos fabricantes, de acordo com a legislação ambiental.

O projeto também prevê que a companhia encaminhe aos fornecedores as lâmpadas fluorescentes queimadas retiradas da sede e dos terminais.

Coleta seletiva

Todos os resíduos recicláveis que forem descartados na sede da Ceturb-GV, localizada em Vitória, serão encaminhados à Associação de Catadores de Vitória, por meio da coleta seletiva realizada pela prefeitura.

Para possibilitar a separação, foram instalados, em todos os setores da empresa, recipientes específicos destinados ao descarte de resíduos secos e úmidos. O Programa de Responsabilidade Sócio Ambiental será implantado em etapas e, futuramente, haverá coleta seletiva em todos os terminais da Grande Vitória.

A companhia também está realizando uma campanha de conscientização ambiental junto a seus funcionários, estimulando a redução do consumo, a reutilização e o descarte seletivo de materiais.

Além disso, será priorizada a utilização de papéis, cartuchos de impressora e demais materiais reciclados e o uso de madeira reflorestada nos pontos de parada de ônibus.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard