11/09/2009 14h48 - Atualizado em 21/12/2016 10h53

Coletores de garrafas PET nos terminais do Transcol

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e a União de Cegos Dom Pedro II (Unicep) assinaram, nesta sexta-feira (11), um convênio para a instalação de coletores de garrafa PET nos terminais de integração do Sistema Transcol. O material será utilizado pela Unicef na fabricação de vassouras, que por sua vez serão empregadas na limpeza dos terminais.

Estiveram presentes representantes da Ceturb-GV, da Unicep, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) e da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Após a assinatura do convênio, que aconteceu no Terminal Itaparica, em Vila Velha, foi instalado o primeiro coletor.

A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, informou que a ação, que integra o Programa de Responsabilidade Sócio Ambiental da Companhia, será estendida posteriormente aos demais terminais, priorizando os de Vila Velha, município onde fica a Unicep, que recolherá semanalmente as garrafas.

A idéia da parceria partiu da própria Unicep. “Procuramos a Ceturb-GV para sugerir a instalação dos coletores nos terminais para aproveitar o grande fluxo de pessoas que passam por eles diariamente. Esse trabalho de geração de renda e inclusão social vai ser de grande importância para a Unicep e seus 200 associados”, avaliou o presidente da entidade, Luiz Pimentel Musso.

A Ceturb-GV não só concordou com a disponibilização do espaço nos terminais como, para agregar mais valor ao projeto, convidou a empresa que presta serviços de limpeza à Companhia para também ser parceira, adquirindo as vassouras fabricadas pela Unicep para efetuar a varrição nos terminais e na sede.

A prestadora de serviços de limpeza adquiriu algumas vassouras para testes de varrição nos terminais Itaparica, em Vila Velha e Laranjeiras, em Serra, e o desempenho foi aprovado.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard