28/03/2016 12h21 - Atualizado em 21/12/2016 11h11

Ceturb-GV recolhe cerca de 160 documentos perdidos no Transcol por mês

Nada melhor do que aproveitar o feriado e relaxar, curtindo as praias da Grande Vitória, os passeios a pontos turísticos ou simplesmente tirando um tempo para visitar familiares e amigos. Feriados prolongados são sinônimos de diversão, mas também de atenção. Nessa época, é comum usuários do transporte coletivo se descuidarem e muitos acabam perdendo carteiras e documentos, entre uma viagem e outra.
Se esse for o seu caso, não se desespere ainda! É que na Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) funciona um setor de Achados e Perdidos que recebe, em média, 160 documentos por mês, de pessoas que perderam a carteira em coletivos do Transcol. Desse total, cerca de 22% são recuperados por seus donos.
Além de comparecer pessoalmente na Ceturb-GV para verificar se seu documento se encontra no setor de Achados e Perdidos, é possível fazer a consulta no site da empresa (www.ceturb.es.gov.br), clicando em “Documentos Perdidos”, na barra à esquerda da tela.
É importante lembrar, que o setor só recebe documentos e carteiras. Objetos como bolsas, mochilas, celulares, entre outros, são levados para as empresas operadoras. Os documentos ficam à disposição de seus donos por um período de 60 dias. Depois desse prazo, são remetidos aos seus órgãos expedidores.
Em 2015, a Gerência de Atendimento ao Usuário (Geaus), onde funciona o setor, recolheu 1.919 documentos e devolveu 414. O gerente de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pahins Pimenta, ressalta que “muitas devoluções só são possíveis graças ao trabalho da equipe que cuida do setor. É feito um trabalho meticuloso para tentar encontrar o titular do documento”, explica.
Segundo Pimenta, é importante que a pessoa deixe pelo menos um endereço de e-mail na carteira para que se possa fazer um contato. “Durante o feriadão, as pessoas tendem a ficar mais despreocupadas e é quando podem acabar perdendo a carteira. Sabemos que ninguém coloca o número do telefone na carteira, mas, se tivermos por onde começar, que seja um e-mail, fica mais fácil devolver o documento. Já aconteceu de encontrarmos o titular do documento por meio de um contracheque, por exemplo. Ligamos para o RH da empresa e foi possível devolver a carteira ao dono”, lembra.
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