13/05/2014 12h50 - Atualizado em 21/12/2016 11h02

Ceturb-GV participa de seminário do Ministério Público do Trabalho

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), participou nesta terça-feira (13) do seminário sobre Meio Ambiente nas Garagens dos Ônibus promovido pelo Ministério Público do Trabalho.

O representante da Ceturb-GV, assessor de Desenvolvimento Organizacional, Miguel Sérgio Lima, fez uma apresentação sobre o papel da empresa como órgão gestor do transporte. “Hoje somos referência nacional, mas nosso maior desafio é consolidar esse prêmio”.

Durante o seminário, formam discutidas as condições de trabalho dos funcionários das empresas, desde os motoristas até os trabalhadores das garagens. Para a Miguel Lima, o evento é de extrema importância, pois o objetivo da Ceturb-GV é o mesmo do Ministério Público do Trabalho: “Dar a melhor condição de trabalho aos colaboradores, pois isso contribui para a mobilidade urbana. Trabalhador satisfeito e bem treinado reflete melhora à prestação do serviço”

Programação

A abertura do seminário foi feita pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, Bruno Gomes da Fonseca. Em seguida, foi vez da presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe Moura, que comemorou o evento. “Foi muito bom esse seminário. Vai ser transformador para nós nas garagens”, disse, referindo-se a troca de experiências de boas práticas.

A auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Espírito Santo, Marcia Cristina Lopes, falou sobre ações preventivas de segurança do trabalho em empresas de transporte coletivo. Ações como capacitação dos trabalhadores, sinalização nas garagens, uso de roupas refletivas foram algumas das atitudes apontadas pela auditora que deveriam ser adotadas por todas as empresas.

Para finalizar o evento, o engenheiro de Segurança do Trabalho da Viação Grande Vitória, Edson Pimentel Pereira, falou sobre as práticas adotas pela empresa e ressaltou que as questões discutidas no seminário devem servir de alerta para que se possa melhorar cada vez mais as condições de trabalho do setor. “Tem coisas que alguns não podem implementar imediatamente, mas outras sim. Por isso é bom a troca de experiências”.

O seminário aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes) e contou com ainda com a participação da Federação das Empresa de Transporte do Espírito Santo (Fetransportes).