02/12/2008 12h04 - Atualizado em
21/12/2016 10h52
Ceturb-GV é premiada no ciclo 2008 do Prêmio Qualidade do Espírito Santo (PQES)
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) ficou entre as empresas premiadas no ciclo 2008 do Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), durante solenidade que aconteceu na manhã desta terça-feira (02), no Centro de Convenções de Vitória.
O troféu foi entregue à diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, que agradeceu a todos os funcionários da Ceturb-GV pelo esforço diário em prestar um bom serviço e ressaltou que a busca por qualidade é um compromisso da empresa. “Esse prêmio tem uma importante característica: exigir o atributo da eficiência em um mundo cada vez mais focado em resultados imediatos e duradouros, e isso nos estimula a buscar excelência em tudo o que fazemos”, acrescentou.
O prêmio é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), e pelo Sebrae-ES, em parceria com a ONG Espírito Santo em Ação.
A premiação é baseada nos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade e foi criada em 2004, dentro do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Estado de Espírito Santo (Compete-ES), com o objetivo de estimular o desenvolvimento da gestão das empresas, conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para as organizações e divulgar as práticas bem-sucedidas. Na avaliação são focados o empreendedorismo e a gestão do negócio.
Ceturb-GV: 22 anos de história
Em meados da década de 80, com o objetivo de reformular e reestruturar o serviço de transporte coletivo na Região Metropolitana da Grande Vitória, foi criado o Projeto Transcol. A medida consistia em modernizar e racionalizar o sistema de transporte, substituindo o sistema radial pelo tronco-alimentador, interligando os cinco municípios da região metropolitana através de terminais urbanos. Para dar início à implantação do Projeto Transcol, em agosto de 1986 foi criada a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).
O sistema Transcol permitiu a quebra do monopólio da exploração do serviço dentro da Grande Vitória, através de uma nova forma de contrato das empresas, que passaram então a cumprir as determinações da Ceturb-GV, responsável pelo gerenciamento do sistema.
Uma das primeiras medidas da Companhia foi estabelecer um canal permanente de comunicação com os usuários do sistema. Para isso, foi criada a Gerência de Atendimento ao Usuário e disponibilizado o serviço gratuito de atendimento telefônico (0800391517). A fim de possibilitar a fiscalização por parte da comunidade, foram divulgados os horários de circulação das linhas, e estabeleceu-se a realização de reuniões periódicas com lideranças comunitárias.
Inauguração dos primeiros terminais de passageiros
Em 1989 foram inaugurados os primeiros terminais urbanos de integração de passageiros e adquiridos os primeiros lotes de ônibus tipos padron, com maior capacidade e conforto para o transporte de passageiros, iniciando-se assim a efetiva implantação do Transcol.
A Ceturb-GV passou a aprimorar o sistema de transporte coletivo, implantando novas modalidades de transporte, que atendessem aos segmentos ainda não absorvidos totalmente pelo sistema. Em 1998 foi criado o Sistema Seletivo e, em fevereiro de 2000, foi inaugurando no Estado o primeiro serviço de transporte para atender exclusivamente pessoas com mobilidade reduzida, que utilizam cadeira de rodas. É o Programa Mão na Roda, que possui vans adaptadas para esta finalidade, e vem melhorando consideravelmente a locomoção dessas pessoas. Em 2000 também foi criado o Transporte Complementar, com utilização de microônibus para atender aos locais de difícil acesso e de baixa demanda.
Transcol III
Com o objetivo de otimizar o Sistema Transcol e atender seus usuários com mais conforto e agilidade, o Governo do Estado e a Ceturb-GV estão implantando o Transcol III, o maior programa de investimento em transporte coletivo e melhorias viárias da Grande Vitória.
O troféu foi entregue à diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, que agradeceu a todos os funcionários da Ceturb-GV pelo esforço diário em prestar um bom serviço e ressaltou que a busca por qualidade é um compromisso da empresa. “Esse prêmio tem uma importante característica: exigir o atributo da eficiência em um mundo cada vez mais focado em resultados imediatos e duradouros, e isso nos estimula a buscar excelência em tudo o que fazemos”, acrescentou.
O prêmio é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), e pelo Sebrae-ES, em parceria com a ONG Espírito Santo em Ação.
A premiação é baseada nos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade e foi criada em 2004, dentro do Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Estado de Espírito Santo (Compete-ES), com o objetivo de estimular o desenvolvimento da gestão das empresas, conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para as organizações e divulgar as práticas bem-sucedidas. Na avaliação são focados o empreendedorismo e a gestão do negócio.
Ceturb-GV: 22 anos de história
Em meados da década de 80, com o objetivo de reformular e reestruturar o serviço de transporte coletivo na Região Metropolitana da Grande Vitória, foi criado o Projeto Transcol. A medida consistia em modernizar e racionalizar o sistema de transporte, substituindo o sistema radial pelo tronco-alimentador, interligando os cinco municípios da região metropolitana através de terminais urbanos. Para dar início à implantação do Projeto Transcol, em agosto de 1986 foi criada a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).
O sistema Transcol permitiu a quebra do monopólio da exploração do serviço dentro da Grande Vitória, através de uma nova forma de contrato das empresas, que passaram então a cumprir as determinações da Ceturb-GV, responsável pelo gerenciamento do sistema.
Uma das primeiras medidas da Companhia foi estabelecer um canal permanente de comunicação com os usuários do sistema. Para isso, foi criada a Gerência de Atendimento ao Usuário e disponibilizado o serviço gratuito de atendimento telefônico (0800391517). A fim de possibilitar a fiscalização por parte da comunidade, foram divulgados os horários de circulação das linhas, e estabeleceu-se a realização de reuniões periódicas com lideranças comunitárias.
Inauguração dos primeiros terminais de passageiros
Em 1989 foram inaugurados os primeiros terminais urbanos de integração de passageiros e adquiridos os primeiros lotes de ônibus tipos padron, com maior capacidade e conforto para o transporte de passageiros, iniciando-se assim a efetiva implantação do Transcol.
A Ceturb-GV passou a aprimorar o sistema de transporte coletivo, implantando novas modalidades de transporte, que atendessem aos segmentos ainda não absorvidos totalmente pelo sistema. Em 1998 foi criado o Sistema Seletivo e, em fevereiro de 2000, foi inaugurando no Estado o primeiro serviço de transporte para atender exclusivamente pessoas com mobilidade reduzida, que utilizam cadeira de rodas. É o Programa Mão na Roda, que possui vans adaptadas para esta finalidade, e vem melhorando consideravelmente a locomoção dessas pessoas. Em 2000 também foi criado o Transporte Complementar, com utilização de microônibus para atender aos locais de difícil acesso e de baixa demanda.
Transcol III
Com o objetivo de otimizar o Sistema Transcol e atender seus usuários com mais conforto e agilidade, o Governo do Estado e a Ceturb-GV estão implantando o Transcol III, o maior programa de investimento em transporte coletivo e melhorias viárias da Grande Vitória.