11/11/2016 12h09 - Atualizado em
21/12/2016 11h54
Ceturb-GV começa a testar catraca alta nos ônibus
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) começa a testar, nesta segunda-feira (14), o protótipo da roleta alta nos ônibus do Sistema Transcol. O equipamento foi elaborado a partir de um modelo artesanal testado há alguns anos e que foi aprimorado para que as falhas identificadas fossem corrigidas. O modelo foi instalado em um veículo da Viação Praia Sol e deve ficar em teste durante 60 dias.
O teste vai apontar os eventuais ajustes que se fizerem necessários. Hoje a frota conta com 16 modelos de carroceria e cada um deles terá que sofrer adaptações. Paralelamente ao período de testes, será elaborado um cronograma para definir quais serão as primeiras linhas a receber o equipamento. A meta é instalar as roletas em toda a frota do Transcol.
“Vamos começar o teste pela linha 661 (T. Itaparica / Praça Vila Velha – Circular) e observar o que precisa ser mudado. Já identificamos que a roleta precisa ser pintada de amarelo, para dar mais visibilidade ao passageiro. Ao longo do período de testes vamos ver se algo mais precisa ser ajustado”, ressaltou o diretor presidente da Ceturb, Alex Mariano.
A roleta alta já chegou a ser testada e apresentou problemas como a localização do validador, localização de câmeras, dificuldade de transposição de passageiros obesos ou com crianças de colo e com mobilidade reduzida. Desta vez, esses problemas foram corrigidos e o novo layout foi preliminarmente aprovado.
A instalação de catracas altas, além de combater a evasão de receita, que hoje está na casa dos R$ 100 mil mensais, vai ajudar na segurança que quem trabalha e usa o transporte coletivo diariamente. A medida também é uma reivindicação dos rodoviários que em seu dia a dia deparam-se com os puladores de roleta e muitas vezes não interferem no ato por receio de represálias.
Assim que acabar o período de testes, o protótipo será reavaliado e a partir daí será feito um orçamento, baseado em todos os acertos que precisarem ser realizados, para saber qual será o custo de instalação da catraca. Para que todos os veículos do Transcol recebam o equipamento, será necessário trabalhar gradativamente de forma que a frota operante não seja desfalcada e o usuário prejudicado.
O teste vai apontar os eventuais ajustes que se fizerem necessários. Hoje a frota conta com 16 modelos de carroceria e cada um deles terá que sofrer adaptações. Paralelamente ao período de testes, será elaborado um cronograma para definir quais serão as primeiras linhas a receber o equipamento. A meta é instalar as roletas em toda a frota do Transcol.
“Vamos começar o teste pela linha 661 (T. Itaparica / Praça Vila Velha – Circular) e observar o que precisa ser mudado. Já identificamos que a roleta precisa ser pintada de amarelo, para dar mais visibilidade ao passageiro. Ao longo do período de testes vamos ver se algo mais precisa ser ajustado”, ressaltou o diretor presidente da Ceturb, Alex Mariano.
A roleta alta já chegou a ser testada e apresentou problemas como a localização do validador, localização de câmeras, dificuldade de transposição de passageiros obesos ou com crianças de colo e com mobilidade reduzida. Desta vez, esses problemas foram corrigidos e o novo layout foi preliminarmente aprovado.
A instalação de catracas altas, além de combater a evasão de receita, que hoje está na casa dos R$ 100 mil mensais, vai ajudar na segurança que quem trabalha e usa o transporte coletivo diariamente. A medida também é uma reivindicação dos rodoviários que em seu dia a dia deparam-se com os puladores de roleta e muitas vezes não interferem no ato por receio de represálias.
Assim que acabar o período de testes, o protótipo será reavaliado e a partir daí será feito um orçamento, baseado em todos os acertos que precisarem ser realizados, para saber qual será o custo de instalação da catraca. Para que todos os veículos do Transcol recebam o equipamento, será necessário trabalhar gradativamente de forma que a frota operante não seja desfalcada e o usuário prejudicado.