27/05/2009 21h00 - Atualizado em 21/12/2016 10h53

Ceturb apresenta projeto de corredores exclusivos para ônibus

O resultado dos primeiros estudos para a implantação de uma rede de corredores exclusivos para ônibus nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana foi apresentado pela diretora-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Denise Cadete, para os membros do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit).

O projeto prevê faixas exclusivas centrais, dimensionadas para possibilitar ultrapassagens entre ônibus, estações de embarque ao longo das vias, onde serão efetuadas as cobranças tarifárias, além da circulação de ônibus com maior capacidade e portas à esquerda. Os corredores serão monitorados via ITS (Sistemas de Transporte Inteligentes) e os pontos de parada terão painéis eletrônicos que irão informar o tempo previsto para a passagem dos ônibus.

A rede de corredores exclusivos será implantada em quatro fases. A primeira terá 40 km e interligará os terminais Laranjeiras, em Serra, Campo Grande, em Cariacica, Ibes e Vila Velha, em Vila Velha, passando pela BR101, Avenida Fernando Ferrari, Reta da Penha, Avenida Vitória, Centro de Vitória, Ponte Florentino Avidos, BR262 e Avenida Carlos Lindenberg.

Posteriormente, serão implantadas as outras fases, que possibilitarão a interligação de todos os terminais do Sistema Transcol, totalizando uma rede integrada com 108km de faixas exclusivas para o transporte coletivo.

Projeto será debatido com prefeituras

A apresentação dos estudos no Condevit se deu pela necessidade de apresentar esse projeto às prefeituras da Grande Vitória, pois os sistemas viários e a gerência do trânsito são municipais. A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, informou que antes da elaboração dos projetos de engenharia será preciso debater amplamente o assunto com os municípios.

“Cada cidade tem seu próprio planejamento, sua rede semafórica. Vila Velha e Vitória possuem sistemas independentes de transporte público e a rede de corredores envolve, ainda, duas rodovias sob a administração Federal - a BR262 e a BR101. Todas essas questões precisam ser levadas em conta na elaboração dos projetos de engenharia”, ponderou Denise.

A previsão é que os projetos detalhados comecem a ser elaborados ainda em 2009 e que as primeiras obras se iniciem em 2010.

Corredores vão tirar ônibus dos engarrafamentos

Os corredores exclusivos retiram os ônibus da disputa desigual com os automóveis nas vias, tornando o transporte coletivo mais atrativo para a população. Com as faixas exclusivas, os ônibus saem dos congestionamentos, adquirem maior velocidade. As viagens são realizadas com mais regularidade, sem atrasos, permitindo a melhor distribuição de passageiros por ônibus e melhor aproveitamento da frota.

Objetivos:

- Reduzir os sobre-custos de frota e operacionais do Sistema de Transporte Coletivo Urbano;
- Melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários;
- Atrair demanda de passageiros do automóvel para o transporte público;
- Contribuir decisivamente para a diminuição da poluição ambiental da Grande Vitória;
- Reduzir o índice de envolvimento de ônibus urbanos em acidentes de trânsito;
- Melhorar a acessibilidade dos usuários ao sistema de transporte;
- Melhorar as condições gerais da mobilidade urbana na Grande Vitória.