27/03/2013 07h39 - Atualizado em
21/12/2016 11h00
Ceturb alerta para perda de documentos durante feriado
Durante feriados prolongados, como a Páscoa, muitas pessoas aproveitam para se divertir, visitar pontos turísticos, ir às compras, visitar familiares e amigos. E uma grande parcela da população utiliza o transporte coletivo para realizar tais deslocamentos. Por se tratar de momentos mais descontraídos, não é raro o fato de passageiros perderem ou esquecerem documentos e objetos dentro de ônibus. Por isso, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) orienta aos usuários sobre como agir, caso algum item pessoal tenha ficado dentro de algum veículo ou terminal do Transcol.
Somente no ano passado, 4.005 documentos, como identidades, CPFs, carteiras de trabalho e de motorista, cartões do PIS, certidões de casamento e de nascimentos, entre outros. Desses, 781 foram devolvidos aos respectivos donos. Os demais ficaram na Ceturb-GV durante 60 dias. Após esse período, os documentos foram encaminhados aos órgãos emissores.
Como encontrar
Quem estiver à procura de algum documento perdido, pode fazer uma busca no site da Ceturb-GV (www.ceturb.es.gov.br), no link documentos perdidos, ou então ligar para o 0800 0391517, e outra opção e ir pessoalmente à sede da empresa, na Avenida Nossa Senhora da Penha, N° 1.590, Barro Vermelho, Vitória. Os documentos ou objetos encontrados nos terminais de integração ficam sete dias no local e após esse período, são encaminhados para a sede da Ceturb-GV, onde permanecem por outros 60 dias. Depois, os documentos são encaminhados aos órgãos de origem e os objetos são doados para instituições de caridade.
“Temos que ressaltar a honestidade da população, que ao encontrar documentos e objetos perdidos, fazem a entrega aos fiscais nos terminais. Muitas vezes são objetos de valor, como carteiras com dinheiro. Já recebemos, inclusive, um mostruário de jóias de prata”, conta o gerente de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pahins Pimenta.
Contato
A devolução de documentos não se dá apenas por meio da busca realizada por seus respectivos donos. Quando a equipe da Gerência de Atendimento ao Usuário (Geaus) encontra algum número de telefone ou endereço de e-mail junto ao documento ou objeto perdido, o contato é feito pela própria Geaus. “Sabemos que hoje as pessoas têm receio de deixar qualquer identificação dentro da carteira, mas é importante ter pelo menos um e-mail. Caso contrário, é muito difícil a gente conseguir fazer o contato”, alerta Gilmar Pimenta.
Ele conta que há cerca de um ano uma série de exames do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, foram encontrados dentro de um ônibus, sem qualquer identificação além do nome do paciente. A equipe da Geaus entrou em contato com o hospital paulista, que entrou em contato com a família do paciente na Grande Vitória. “Felizmente, eles foram avisados, vieram até a Ceturb e retiraram os exames”, disse Gilmar Pimenta.
Somente no ano passado, 4.005 documentos, como identidades, CPFs, carteiras de trabalho e de motorista, cartões do PIS, certidões de casamento e de nascimentos, entre outros. Desses, 781 foram devolvidos aos respectivos donos. Os demais ficaram na Ceturb-GV durante 60 dias. Após esse período, os documentos foram encaminhados aos órgãos emissores.
Como encontrar
Quem estiver à procura de algum documento perdido, pode fazer uma busca no site da Ceturb-GV (www.ceturb.es.gov.br), no link documentos perdidos, ou então ligar para o 0800 0391517, e outra opção e ir pessoalmente à sede da empresa, na Avenida Nossa Senhora da Penha, N° 1.590, Barro Vermelho, Vitória. Os documentos ou objetos encontrados nos terminais de integração ficam sete dias no local e após esse período, são encaminhados para a sede da Ceturb-GV, onde permanecem por outros 60 dias. Depois, os documentos são encaminhados aos órgãos de origem e os objetos são doados para instituições de caridade.
“Temos que ressaltar a honestidade da população, que ao encontrar documentos e objetos perdidos, fazem a entrega aos fiscais nos terminais. Muitas vezes são objetos de valor, como carteiras com dinheiro. Já recebemos, inclusive, um mostruário de jóias de prata”, conta o gerente de Atendimento ao Usuário, Gilmar Pahins Pimenta.
Contato
A devolução de documentos não se dá apenas por meio da busca realizada por seus respectivos donos. Quando a equipe da Gerência de Atendimento ao Usuário (Geaus) encontra algum número de telefone ou endereço de e-mail junto ao documento ou objeto perdido, o contato é feito pela própria Geaus. “Sabemos que hoje as pessoas têm receio de deixar qualquer identificação dentro da carteira, mas é importante ter pelo menos um e-mail. Caso contrário, é muito difícil a gente conseguir fazer o contato”, alerta Gilmar Pimenta.
Ele conta que há cerca de um ano uma série de exames do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, foram encontrados dentro de um ônibus, sem qualquer identificação além do nome do paciente. A equipe da Geaus entrou em contato com o hospital paulista, que entrou em contato com a família do paciente na Grande Vitória. “Felizmente, eles foram avisados, vieram até a Ceturb e retiraram os exames”, disse Gilmar Pimenta.