10/09/2008 13h30 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Cartões de vale-transporte têm uso limitado desde 15 de setembro

Desde o dia 15 de setembro, todos os cartões de vale-transporte do Sistema Transcol estão bloqueados para uso seguido, na mesma viagem. O objetivo é combater o uso indevido dos cartões, evitando fraudes e prejuízos para o sistema.
A decisão de bloquear o uso seguido do cartão foi tomada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), após a descoberta de fraudes, no mês de julho.

Além do bloqueio, feito de forma automática no software da bilhetagem, o GVBus está intensificando o rastreamento do uso dos cartões, que está sendo feito por até duas vezes ao dia.

Ao todo, estão bloqueados, para uso contínuo na mesma viagem, 278.538 cartões de vale-transporte do Sistema Transcol.

Restrição

Outra medida que aumenta a segurança no uso da bilhetagem eletrônica é a restrição dos cartões de vale-transporte.

As empresas que compram os créditos podem limitar o uso diário dos cartões, conforme a carga horária do colaborador. Desta forma, elas reduzem a possibilidade de mau uso dos cartões.

Desde que foi descoberta a existência de fraudes no uso dos cartões e os rastreamentos foram intensificados, aumentou em 45% o número de empresas que solicitaram esse serviço ao GVBus. Atualmente, 131 empresas da Grande Vitória já restringem o uso dos cartões de vale-transporte de seus funcionários, contra 90 em agosto.

As empresas interessadas em solicitar o serviço devem agendar uma visita ao GVBus, pelo telefone (27) 3434 5015.

Lei do Vale Transporte

A Lei Federal 7418, que tornou o vale transporte obrigatório, estabelece que o uso inadequado do benefício é considerado falta grave. O vale deve ser utilizado somente de casa para o local de trabalho e vice-versa.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard