28/09/2010 09h51 - Atualizado em
21/12/2016 10h54
Cartões
Os usuários do Sistema Transcol que possuem direito aos cartões Idoso e Passe Livre, destinados às pessoas com mais de 65 anos e com deficiência, respectivamente, têm um espaço único para solicitar e adquirir os benefícios e realizar outros 400 serviços.
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) mantém posto na Central de Atendimento ao Cidadão, a Faça Fácil Cariacica, que reúne, além da Ceturb-GV, outros 15 órgãos públicos.
O atendimento ao público na Central é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 08 às 13 horas. O cidadão é recebido por atendentes que orientam quanto ao serviço desejado e o encaminham para o guichê adequado. Cada órgão presente tem seu espaço separado para o atendimento. São cerca de 300 profissionais atuando na operação e atendimento, dentre funcionários públicos e terceirizados.
Como obter o Cartão Passe Livre?
De acordo com o a Lei Complementar 213/01, que regulamenta o passe livre no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória, podem obter o benefício as pessoas que têm deficiência física, doença mental, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência renal crônica, pessoas ostomizadas, obesos mórbidos e pessoas com deficiências múltiplas.
Quem tem doença ou deficiência mental tem direito a acompanhante. Os demais beneficiados que têm outros tipos de deficiência terão direito a acompanhante, desde que comprovem necessidade por meio de laudo médico emitido pela rede pública.
Além de comprovar ter um dos tipos de deficiência estabelecidos pela lei, as pessoas precisam comprovar renda familiar de valor igual ou inferior a um salário mínimo, no caso de residirem sozinhas, igual ou inferior a três salários mínimos, no caso de família composta por até quatro pessoas, e igual ou inferior a seis salários mínimos para famílias com mais de quatro pessoas.
Os usuários devem levar ao posto os seguintes documentos: comprovante de renda familiar; comprovante de residência; laudo médico da rede pública; carteira atual de passe livre (no caso de renovação), uma foto 3x4 recente e um documento de identidade (carteiras de Identidade, de Trabalho, de Motorista ou Certidão de Nascimento). Todos os documentos devem ser originais, inclusive o do acompanhante, quando for o caso.
Como obter o Cartão Idoso?
O Cartão Idoso do Transcol garante às pessoas com mais de 65 anos, que possuem o direito de andar de ônibus gratuitamente apresentando documento de identidade, a possibilidade de atravessar a roleta e ocupar a parte traseira dos coletivos. Para solicitar o benefício, os usuários devem apresentar Carteira de Identidade, comprovante de residência e CPF.
Outros Serviços da Central Faça Fácil
Os principais serviços e metas:
- emissão de Carteira de Identidade em no máximo 05 dias úteis;
- Carteira de Trabalho entregue em dois dias úteis após a solicitação;
- 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) mantém posto na Central de Atendimento ao Cidadão, a Faça Fácil Cariacica, que reúne, além da Ceturb-GV, outros 15 órgãos públicos.
O atendimento ao público na Central é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 08 às 13 horas. O cidadão é recebido por atendentes que orientam quanto ao serviço desejado e o encaminham para o guichê adequado. Cada órgão presente tem seu espaço separado para o atendimento. São cerca de 300 profissionais atuando na operação e atendimento, dentre funcionários públicos e terceirizados.
Como obter o Cartão Passe Livre?
De acordo com o a Lei Complementar 213/01, que regulamenta o passe livre no sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória, podem obter o benefício as pessoas que têm deficiência física, doença mental, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência renal crônica, pessoas ostomizadas, obesos mórbidos e pessoas com deficiências múltiplas.
Quem tem doença ou deficiência mental tem direito a acompanhante. Os demais beneficiados que têm outros tipos de deficiência terão direito a acompanhante, desde que comprovem necessidade por meio de laudo médico emitido pela rede pública.
Além de comprovar ter um dos tipos de deficiência estabelecidos pela lei, as pessoas precisam comprovar renda familiar de valor igual ou inferior a um salário mínimo, no caso de residirem sozinhas, igual ou inferior a três salários mínimos, no caso de família composta por até quatro pessoas, e igual ou inferior a seis salários mínimos para famílias com mais de quatro pessoas.
Os usuários devem levar ao posto os seguintes documentos: comprovante de renda familiar; comprovante de residência; laudo médico da rede pública; carteira atual de passe livre (no caso de renovação), uma foto 3x4 recente e um documento de identidade (carteiras de Identidade, de Trabalho, de Motorista ou Certidão de Nascimento). Todos os documentos devem ser originais, inclusive o do acompanhante, quando for o caso.
Como obter o Cartão Idoso?
O Cartão Idoso do Transcol garante às pessoas com mais de 65 anos, que possuem o direito de andar de ônibus gratuitamente apresentando documento de identidade, a possibilidade de atravessar a roleta e ocupar a parte traseira dos coletivos. Para solicitar o benefício, os usuários devem apresentar Carteira de Identidade, comprovante de residência e CPF.
Outros Serviços da Central Faça Fácil
Os principais serviços e metas:
- emissão de Carteira de Identidade em no máximo 05 dias úteis;
- Carteira de Trabalho entregue em dois dias úteis após a solicitação;
- 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.