04/02/2016 13h11 - Atualizado em 21/12/2016 11h11

Carnaval do Mão na Roda reúne mais de 200 pessoas

A cada ano o público e a animação do Banho de Mar à Fantasia do Mão na Roda aumenta. Quem passou, na manhã desta quinta-feira (04), na área acessível da Praia da Costa, em Vila Velha, teve a oportunidade de presenciar a alegria de mais de 200 pessoas, entre cadeirantes, acompanhantes, pessoas com deficiência, recreadores, músicos, guarda-vidas e equipes de apoio, que com muita harmonia fizeram a festa acontecer.
O ponto alto da folia foi a presença da Banda de Música da Polícia Militar que deixou gostinho de quero mais para os próximos eventos. Ao som de marchinhas tradicionais de Carnaval e de músicas populares tocadas em ritmo de samba, o grupo de cerca de 30 músicos da PM embalou os foliões, que ao final da apresentação pediram “mais um” e, ainda, que no próximo ano o evento se estenda por todo o dia.
Entre os foliões, havia quem estava participando pela primeira vez, quem já é sócio de carteirinha e quem nem sequer usa os serviços do Mão na Roda, mas já sabe que o evento é inclusivo. Fantasias de princesa, índio, havaiana, muitas máscaras e colares deram cor à festa, que começou às 9h e terminou por volta das 12h.
Quem esteve no Banho de Mar à Fantasia pela peimeira vez foi Brunella de Souza Cruz, de 16 anos. A mãe dela, Alair de Souza Cruz, disse que ficou sabendo do evento por meio de uma amiga. “A Brunella usa pouco o Mão na Roda, pois por morar em Vitória, usamos mais o serviço da Prefeitura. Mas achamos fantástico. Vamos voltar sempre.”
Neidemara Martins Pacheco, 47, já é velha conhecida do Carnaval dos cadeirantes. "Venho todos os anos. Eu amo samba, amo Carnaval”, disse ela, que este ano foi fantasiada de princesa. “Me visto com fantasia porque eu gosto. Me dedico para fazer parte da festa”, justificou.
A moradora de Vila Velha, Sandra Mara Gambarini, 42, também estava bastante entusiasmada com a festa. “Só ando de Mão na Roda e poder participar de eventos assim é muito bom. Faço novas amizades, conheço lugares, graças ao serviço, que é muito bom”.
A diretora de Operações da Ceturb-GV, Rosane Giuberti, disse que o Banho de Mar à Fantasia já entrou para o calendário permanente da empresa. “Mais uma vez a Ceturb promove essa festa que já se consolidou no calendário de ações para a ampliação da inclusão social. O Mão na Roda não é apenas um programa de transporte, mas um programa social, cultural e esportivo”.
Ao final do evento, o diretor de Planejmento da Ceturb-GV, José Carlos Moreira, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Vila Velha, que cede a área acessivel para a realização da folia. E um agradecimento especial à Banda Polícia Militar, “que tornou a festa ainda mais animada”, disse Moreira.
Durante a festa, houve distribução de água, frutas e picolés, além do sorteio de vários brindes. A festa do Mão na Roda está em sua quarta edição e é um projeto da Ceturb-GV. Tem parceria com a Prefeitura de Vila Velha e o apoio da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (Apabb), que disponibilizou os recreadores. Também são parceiros do projeto a Vila Fruti, da autoescola Salomão, a Toldos D’el Rey, picolés Ajelso e Quero Quero, a Polícia Militar, o Banestes e o Consórcio Cidadania.