24/06/2008 05h56 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Biblioteca Transcol do Terminal Laranjeiras chega à marca de 10 mil empréstimos

A Biblioteca Transcol do Terminal Laranjeiras, primeiro módulo a entrar em funcionamento há nove meses, atingiu a marca de 10 mil empréstimos. A média vem se mantendo em 56 empréstimos por dia de funcionamento. Esse número supera o registrado no Metrô do Rio de Janeiro, que empresta 30 livros diariamente. O mesmo índice de empréstimos prevalece nos dois outros módulos do projeto, instalados nos Terminais Itacibá, em Cariacica, e Ibes, em Vila Velha.

Os números mostram que a Biblioteca Transcol é um sucesso e vem superando as expectativas. Os três módulos em funcionamento conquistaram cinco mil leitores no total, que efetuaram mais de 16 mil empréstimos. A procura é tão grande que o horário de funcionamento foi ampliado. As bibliotecas, que ficavam abertas somente nos horários de pico, agora funcionam das 9 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.

Um dos autores mais procurados nas Bibliotecas é Luis Fernando Veríssimo, com os livros "O Melhor das Comédias da Vida Privada" e "As mentiras que os homens contam". Augusto Cury também disputa a preferência dos leitores que se interessam por obras como "Jesus o mestre da vida" e "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes". O polêmico escritor norte americano Dan Brown está em terceiro lugar da lista dos mais procurados. A procura é grande por "O Código da Vinci" e "Ponto de Impacto". Os livros "O caçador de pipas", de Khaled Hosseini e "Vale Tudo", de Nelson Mota também têm boa saída.

O projeto Biblioteca Transcol é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e pela ONG Universidade para Todos. O patrocínio é da ArcelorMittal Tubarão

Cadastro

Os interessados em se associar à Biblioteca Transcol devem preencher um cadastro com dados pessoais, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. O cadastrado recebe uma carteirinha com foto, que deve ser apresentada junto a um documento de identidade no ato de empréstimo de livros. Os leitores podem pegar um livro de cada vez, por um período de 10 dias, e o empréstimo pode ser renovado por mais dez.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard