26/08/2008 07h23 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Biblioteca Transcol completa um ano com 25 mil empréstimos e 6,6 mil associados

No dia 27 de agosto, a Biblioteca Transcol fez seu primeiro aniversário. A data não poderia passar em branco e foi comemorada, pela manhã, em evento que aconteceu no Terminal Laranjeiras, com presença de representantes da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), da ONG Universidade para Todos e da patrocinadora, ArcelorMittal Tubarão.

No primeiro ano de funcionamento, a Biblioteca Transcol conquistou mais de 6,6 mil associados e efetuou mais de 25 mil empréstimos. Atualmente, as bibliotecas estão instaladas nos terminais Laranjeiras, em Serra, Ibes, em Vila Velha, e Itacibá, em Cariacica, e o projeto será estendido aos demais terminais.

A secretária de Cultura, Dayse Lemos, lembrou que a Biblioteca Transcol está inserida em um programa desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Cultura e da Educação chamado ‘Leia Espírito Santo’. “A iniciativa visa contribuir com a consolidação de uma Política Estadual de Leitura, minimizando as desigualdades existentes pelo resgate do livro como fonte de conhecimento. Um ano de sucesso da Biblioteca Transcol comprova que programa está mostrando resultados, nos colocando mais próximos de nossa meta que é a de criar o hábito da leitura, trazendo uma perspectiva melhor de vida para as pessoas e transformando o Espírito Santo em um Estado de leitores”, disse.

A diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, comemorou os resultados da biblioteca. “Mais de seis mil crianças, jovens e adultos passaram a viajar pelo mundo da leitura e estão fazendo de Machado de Assis, Dan Brown, Luiz Fernando Veríssimo, Ana Maria Machado e de outros escritores, seus companheiros diários. Inclusão Social é o termo que melhor caracteriza nosso trabalho à frente da Ceturb e a Biblioteca Transcol é um dos mais belos exemplos disso”, destacou.

O presidente da ONG Universidade para Todos, Ricardo Trazzi, lembrou que um livro novo custa de 5 a 10% do salário mínimo brasileiro. “A aquisição de livros pesa no bolso do trabalhador e oferecer empréstimos gratuitos é a melhor forma de democratizar a leitura” avaliou.

Homenagem

Os leitores mais assíduos de cada Terminal foram homenageados durante a solenidade e ganharam, cada um, um exemplar de um livro que eles mesmos escolheram. Adriana Nascimento, associada que mais efetuou empréstimos na biblioteca do Terminal Itacibá, recebeu das mãos da diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, Rita Maia, a biografia da cantora Cássia Eller.

Denise Cadete entregou a Glória Cristina Andrade, leitora mais assídua da biblioteca do Terminal Ibes, o livro ‘Eles Continuam entre Nós’, de Zíbia Gaspareto. O segundo associado que mais efetuou empréstimos no Terminal Laranjeiras foi Sebastião Pereira Paulo, que recebeu da subsecretária de Cultura, Ana Saiter, um exemplar de ‘A História de Mildred Pierce’.

A campeã foi Kettely de Souza, que já pegou emprestado 59 livros da biblioteca do Terminal Laranjeiras, atingindo uma média de um livro por semana. Ela recebeu da secretária de Cultura, Dayse Lemos, o livro que escolheu: Marley & Eu.

Biblioteca Transcol em números

Bibliotecas: Terminal Laranjeiras, Terminal Itacibá, Terminal Ibes
Associados: 6,6 mil
Empréstimos efetuados: 25 mil

Cinco autores mais lidos

1. Luis Fernando Veríssimo;
2. Dan Brown;
3. Khaled Hosseini;
4. Augusto Cury;
5. Machado de Assis

10 livros mais lidos

1. As Mentiras que os Homens Contam – Luis Fernando Veríssimo;
2. O Código da Vinci – Dan Brown;
3. A Cidade do Sol – Khaled Hosseini;
4. Comédias para se ler na Escola - Luis Fernando Veríssimo;
5. Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
6. Histórias à Brasileira – Ana Maria Machado (infantil);
7. Você é Insubstituível – Augusto Cury
8. Todas as Histórias do Analista de Bagé - Luis Fernando Verissimo;
9. A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak;
10. Vale Tudo – Nelson Mota.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard