22/06/2010 09h44 - Atualizado em 21/12/2016 10h54

Biblioteca Transcol comemora 100 mil empréstimos e é reinaugurada em Laranjeiras

O primeiro módulo da Biblioteca Transcol, inaugurado em agosto de 2007, no Terminal Rodoviário de Laranjeiras, foi reinaugurado na terça-feira, 22/06. A unidade está de cara nova, funcionando com 1.500 novos livros no acervo. A novidade serve também para comemorar os 100 mil empréstimos efetuados pelos mais de 18 mil associados em todas as unidades em funcionamento.

Além de Laranjeiras, outros cinco módulos estão em funcionamento nos terminais Ibes e São Torquato, em Vila Velha; e Itacibá, Campo Grande e Jardim América, em Cariacica. A Biblioteca Transcol está inserida em um projeto estruturante do Governo do Estado, chamado "Leia Espírito Santo", que implementa ações de incentivo à leitura e à pesquisa.

O novo módulo de Laranjeiras funciona com dois computadores que permitem aos associados acesso gratuito à internet banda larga. Além da ampliação do acervo, foram adquiridos audiolivros, para pessoas com deficiência visual, além de curtas-metragens capixabas.

O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e da ONG Universidade para Todos. O patrocínio é da empresa ArcelorMittal Tubarão.


Nova cara, novos livros

Foi adquirida para a unidade de Laranjeiras a série de cinco livros juvenis de aventura chamada “Percy Jackson e os Olimpianos”, do escritor americano Rick Riordan, baseada na mitologia grega. Foram vendidos mais de 150 mil exemplares em todo o País do primeiro livro da coleção “O Ladrão de Raios”.

Foram comprados também quatro exemplares de cada um dos quatro títulos da série de vampiros da autora Stephenie Meyer: “Crepúsculo”, “Lua Nova”, “Eclipse” e “Amanhecer” são os mais locados nos outros módulos da Biblioteca Transcol.

A partir da implantação dessa nova unidade, a quantidade de livros disponíveis para empréstimo em todas as unidades do projeto chegará a 8.500 exemplares. O acervo é composto por obras consagradas da literatura nacional e internacional, e também reserva espaço para autores capixabas.

Funcionamento e cadastro

O horário de funcionamento da Biblioteca Transcol de Laranjeiras continua o mesmo, assim como nas outras unidades: de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas.

Os interessados em se associar ao projeto devem preencher um cadastro com dados pessoais, apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

O cadastrado recebe uma carteirinha com foto, que deve ser apresentada junto a um documento de identidade, no ato de empréstimo de livros. Os leitores podem pegar um livro de cada vez, por um período de 10 dias, e o empréstimo pode ser renovado por mais 10 dias.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard