11/07/2008 14h45 - Atualizado em 21/12/2016 10h52

Bairros de Serra e Cariacica ganham três novas linhas do Transcol

No dia 13 de julho, começaram a circular três novas linhas do Sistema Transcol, programadas pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), em atendimento a solicitações de moradores dos bairros São Diogo e Boa Vista, em Serra, e de Vera Cruz, em Cariacica. Ao todo, estão sendo realizadas mais 92 viagens nos dias úteis.

As alterações foram programadas após a realização de pesquisas de demanda, estudos de viabilidade técnica e de reuniões com associações de moradores dos bairros envolvidos, dentro do cronograma de atendimento às comunidades.

Moradores de São Diogo, que caminhavam até avenidas próximas para pegar ônibus, ganharam um serviço que circula pelas ruas do bairro, a linha 879 (Terminal Carapina / São Diogo – circular). Outros moradores do município de Serra foram beneficiados com a criação da linha 881 (Terminal Carapina / Boa Vista – circular).

Com a implantação dos novos serviços, demais linhas do sistema, que atendiam aos usuários desses bairros, foram desafogadas, como é o caso das que atendem aos moradores de Cidade Continental, em Serra.

Em Cariacica, entrou em operação a linha 772 (Terminal Campo Grande / Vera Cruz – circular), desafogando a linha 722 (Vila Rica / Terminal Campo Grande), que também é utilizada por moradores dos bairros Flor do Campo e Santo André. A linha 722 teve aumento de oito viagens nos dias úteis e redução dos intervalos entre elas.

Melhorias em três outras linhas

Outras novidades também foram implantadas no dia 13, beneficiando moradores de Boa Vista, Jardim Carapina, Praia da Baleia e Portal de Jacaraípe, bairros do município de Serra.

A linha 874 (Terminal Jacaraípe / Terminal Carapina via Portal de Jacaraípe) deixou de ser circular e realiza viagens de um terminal a outro, passando pelos bairros Portal de Jacaraípe e Praia da Baleia, conforme propostas apresentadas por moradores da região.

A linha 864 (Terminal Carapina / Tims via Parque de Exposições) teve alteração de itinerário no sentido Tims – terminal e passou a realizar trajeto por Boa Vista e Jardim Carapina, oferecendo aos moradores do bairro mais uma opção de deslocamento.

Atendimento às comunidades

O Setor de Atendimento às Comunidades possui mais de 450 bairros da Grande Vitória em seu cadastro. Semanalmente, cerca de quatro comunidades são atendidas na sede da Ceturb-GV para apresentação de propostas e melhorias.

Essas propostas são amplamente debatidas e analisadas por meio de estudos técnicos que vão desde o levantamento de demanda até a circulação de ônibus em caráter de teste pelos bairros para definição de itinerários, pontos de parada e pontos finais.

As entidades representativas dos bairros que tiverem interesse em agendar uma reunião, podem entrar em contato com o Setor de Atendimento às Comunidades pelo telefone 3232 4573 ou por e-mail (comunidades@ceturb.gov.br).