05/05/2021 18h11 - Atualizado em 06/05/2021 15h57

Sistema Transcol será ampliado e Vitória passa a contar com linhas alimentadoras

A partir da próxima segunda-feira (10), o Sistema Transcol será ampliado, passando a operar também com linhas alimentadoras para atender aos bairros de Vitória. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (05) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. As novas linhas do Transcol terão as mesmas numerações e itinerários das atuais linhas municipais, que deixam de circular no mesmo dia.

O governador destacou que a ampliação do Sistema Transcol será fundamental para dar estabilidade ao transporte público da Capital. “Quem usa os Verdinhos, a partir da próxima segunda-feira, estará usando o Sistema Transcol. Poderá acessar as linhas troncais com o mesmo CartãoGV, sem precisar ir a um terminal. Essa era uma demanda da população de Vitória, que está sendo atendida pelo nosso governo”, afirmou.

Casagrande também falou sobre os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado na melhoria do transporte coletivo. “Seguimos fazendo investimentos importantes no transporte público, seja na renovação da frota, utilização de tecnologia e ampliação da infraestrutura para garantir mais mobilidade. Com essa ampliação, os usuários de Vitória terão a mesma qualidade do Transcol”, pontuou.

Como vai funcionar?

Como a Capital não possui um terminal físico, a conexão entre as linhas alimentadoras e as linhas troncais terá regras específicas. O usuário terá um tempo pré-determinado para realizar o segundo embarque, fazendo a conexão com as linhas troncais e vice-versa, sem precisar pagar nova tarifa, de acordo com a tabela de integração (CLIQUE AQUI E VEJA A TABELA).

Por enquanto, a possibilidade de realizar a conexão entre linhas troncais e alimentadoras de Vitória será a única mudança para o usuário do transporte coletivo. Neste momento, as novas linhas do Transcol vão manter as numerações e itinerários. Os ajustes serão realizados pontualmente, à medida que forem identificadas necessidades de melhoria no serviço.

Obrigatoriamente, o passageiro precisa utilizar o CartãoGV para fazer a conexão em Vitória. É a tecnologia do sistema de bilhetagem eletrônica, implantada pelo Governo do Estado em 2019, que permite que o usuário realize um novo embarque sem pagar novamente a tarifa.

No caso da Capital, em vez da linha alimentadora seguir até um terminal para acessar uma linha troncal, o passageiro terá um tempo para realizar um segundo embarque em alguma linha troncal (ou vice e versa), fazendo a conexão entre linhas troncais e alimentadoras. O tempo para o segundo embarque será o seguinte:

PRIMEIRO EMBARQUE NA LINHA ALIMENTADORA DE VITÓRIA - ATÉ 30 MINUTOS PARA REALIZAR O SEGUNDO EMBARQUE EM VITÓRIA

PRIMEIRO EMBARQUE NAS LINHAS TRONCAIS OU ROLETAS DE TERMINAIS - ATÉ 01 HORA PARA REALIZAR O SEGUNDO EMBARQUE EM VITÓRIA

PRIMEIRO EMBARQUE NAS LINHAS ALIMENTADORAS DE VILA VELHA, CARIACICA, SERRA E VIANA - ATÉ 01 HORA E 30 MINUTOS PARA REALIZAR O SEGUNDO EMBARQUE EM VITÓRIA

Saiba mais

Todas as linhas de alimentadoras de Vitória possuem pelo menos uma possibilidade de conexão na cidade. Para consultar as conexões permitidas entre as linhas alimentadoras e as linhas troncais na Capital, o usuário poderá:

- Acessar o site da Ceturb-ES (https://ceturb.es.gov.br): selecionando a linha alimentadora de Vitória em que está viajando e, posteriormente, clicando na linha que deseja embarcar para abrir a lista das vias para realizar o segundo embarque;

- No aplicativo ÔnibusGV: escolhendo o ponto onde vai desembarcar, selecionando a linha que ele está viajando e abrindo as linhas que passam naquele ponto e que fazem a integração;

- O usuário ainda pode se informar por meio do telefone da Ceturb-ES: 0800 039 1517 (ligação gratuita)

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto