05/09/2017 12h00

Música clássica encanta usuários do Terminal Campo Grande

Entre partidas e chegadas nas plataformas do Terminal Campo Grande, os usuários do Sistema Transcol embarcaram em uma viagem diferente na tarde de segunda-feira (04). Durante aproximadamente 40 minutos, os passageiros tiveram a oportunidade de escutar música clássica, popular, samba e temas de filmes famosos. Tudo isso, graças à Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), que nesta quarta-feira (06) volta a se apresentar em um terminal, dessa vez, em Laranjeiras.

A apresentação, comandada pelo maestro Helder Trefzger, faz parte do projeto “Orquestra nas Ruas”, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O secretário de Cultura, João Gualberto, ressaltou que a proposta “é tirar a orquestra de dentro dos teatros. Temos o projeto “Orquestra nas Escolas” e vamos começar outro, o “Orquestra nas Estradas”, que vai levar as apresentações para outros municípios do Estado. A ideia é deslocar a orquestra, formar público e torná-la acessível para a maioria das pessoas”.

A vendedora Maria Elizete Paiva, que mora em Campo Grande, adorou a apresentação. “É uma forma da gente parar um pouco com a correria e apreciar a boa música”, disse ela, que acabou esperando outro ônibus para continuar ouvindo a orquestra.

O maestro Helder Trezfger explicou que a proposta é chegar a locais onde há um fluxo de pessoas que nem sempre vão ao teatro para ver essas apresentações. Viemos aqui para apresentar uma pequena amostra, mostrar que existe uma orquestra, que ela está perto. Essa orquestra se apresenta no Teatro Carlos Gomes a preços populares. Vir aqui é importante para mostrar esse trabalho e despertar nas pessoas a vontade de conhecer mais a cultura, a música clássica e a própria orquestra sinfônica”.

Na quarta-feira (06), a apresentação será no Terminal Laranjeiras. A orquestra conta com 80 músicos. O projeto, destinado às diversas faixas etárias, está fazendo sucesso nas praças, quadras, centros comunitários e parques, e agora vai encantar também os usuários dos terminais. Um dos objetivos é levar a música clássica a ambientes que escapam do tradicional. O evento é gratuito e as apresentações serão acústicas. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que promove a ação, cerca de 200 pessoas assistem a cada apresentação que, neste ano, estão sendo realizadas desde junho.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard