10/05/2019 13h56
Atualização dos cartões do Sistema Transcol começa neste sábado (11)
A partir deste sábado (11), o Sistema Transcol vai iniciar o processo de migração do atual modelo de bilhetagem eletrônica para um novo, o que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano. A medida abre um leque de novos serviços, com maior comodidade e segurança para a população que utiliza o transporte público.
Para que a migração aconteça, nessa primeira etapa, será preciso atualizar os mais de 1,2 milhão de cartões ativos utilizados pelos passageiros, para que os bilhetes não precisem ser substituídos.
A reconfiguração dos cartões vai funcionar assim: o usuário precisa apresentar o cartão (gratuidade ou não) nos dois validadores: primeiro, cartão no validador azul, o atual. Após ouvir o sinal sonoro, deve apresentá-lo no validador vermelho, o novo, até aparecer a mensagem “catraca liberada”. Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar nos ônibus do Transcol, no Seletivo ou nos Terminais.
A instalação dos novos validadores faz parte de uma série de medidas que os Consórcios, representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Companhia Estadual de Transportes de Passageiros (Ceturb-ES), estão realizando para melhorar o atendimento aos passageiros do Sistema Transcol.
Assim que a maioria dos cartões estiver atualizada, os validadores antigos serão retirados e os novos funcionarão sozinhos, trazendo mais rapidez e até outros benefícios para os passageiros. Por isso, é importante que todos os usuários com cartões façam esse processo em 30 dias, ou seja, até o dia 11 de junho.
Depois disso, a atualização só poderá ser feita em um dos postos de atendimento do GVBus: Terminais de Laranjeiras (Serra), Vila Velha e Campo Grande (Cariacica), Ufes e Loja Central (Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória).
Saiba Mais
- Por que preciso apresentar meu cartão em dois validadores?
O sistema de Bilhetagem Eletrônica do Transcol está sendo modernizado e preparado para a implantação do Bilhete Único Metropolitano. Ao apresentar o cartão nos dois validadores, no período de 11 de maio a 11 de junho, todos os dados do usuário, incluindo os créditos existentes vão migrar para o novo sistema. Isso vai evitar que o usuário precise trocar o seu cartão.
- O que preciso fazer?
A partir deste sábado (11), todos os usuários do Sistema Transcol que utilizam algum tipo de cartão da bilhetagem eletrônica precisam fazer a atualização dos cartões para o novo sistema. Assim, durante os próximos 30 dias, o usuário precisa apresentar o cartão (gratuidade ou não) nos dois validadores: primeiro, deve apresentar o cartão no validador azul, o atual. Após ouvir o sinal sonoro, deve apresentá-lo no validador vermelho, o novo, até aparecer a mensagem “catraca liberada”. Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar nos ônibus do Transcol, no Seletivo ou nos Terminais.
- E se durante esse período, eu não utilizar o sistema?
Depois disso, a atualização só poderá ser feita em um dos postos de atendimento do GVBus: Terminais de Laranjeiras (Serra), Vila Velha e Campo Grande (Cariacica), Ufes e Loja Central (Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória).
Os empregadores que fornecem vale-transporte vão precisar fazer algum processo agora?
Não, nesse momento é importante que as empresas incentivem seus funcionários a fazer a atualização dos cartões, para que elas estejam preparadas para as próximas etapas de implantação do bilhete único.
- Uso o sistema municipal, também terei que fazer este procedimento?
Não. Este procedimento deve ser feito no Sistema Transcol. O procedimento para atualização dos cartões que não fazem parte do Sistema Transcol ainda está sendo avaliado.
- Poderei utilizar o cartão que uso no sistema Transcol nos ônibus das linhas municipais (verdinho e Sanremo) e vice-versa?
A implantação do Bilhete Único Metropolitano vai ser feita em três etapas: a primeira começa a partir deste sábado (11) com a atualização dos cartões para o novo sistema de validação da bilhetagem eletrônica.
Na segunda fase, prevista para acontecer em julho, será feita a integração dos cartões do Sistema Transcol com o sistema municipal. Isso significa que com o mesmo cartão, será possível embarcar no ônibus do Transcol e no “verdinho”, no caso de Vitória e vice-versa. No sistema de Vila Velha, a data para a integração dos cartões ainda será divulgada.
- Quando os sistemas municipais serão de fato integrados ao sistema Transcol?
Na terceira fase da implantação do Bilhete Único Metropolitano vai ocorrer a integração tarifária dos sistemas. Com isso, será possível iniciar uma viagem com uma linha do Transcol, por exemplo, e concluir essa mesma viagem com uma linha municipal pagando apenas uma tarifa. Essa etapa tem previsão para ocorrer no primeiro semestre de 2020 em Vitória. Em Vila Velha, a data prevista para integração tarifária ainda será divulgada.