21/03/2024 14h33 - Atualizado em 21/03/2024 15h58

Mês da Mulher: a presença delas tem mudado a cara do setor de transporte

A Ceturb-ES realiza neste mês de março a ação institucional "Mulheres que movimentam as cidades", uma iniciativa para dar visibilidade ao trabalho fundamental realizado por funcionárias da Companhia.

A campanha tem mostrado um pouco mais das histórias e do trabalho de algumas delas, trabalho com impacto direto na locomoção urbana de milhares de pessoas.

Delza Matos, fiscal do sistema Transcol há mais de 30 anos, conta que já passou por muitas situações em que teve de abandonar suas funções no terminal em prol de um bem maior.

“Muitas vezes, nós mulheres, que trabalhamos no setor de transporte, somos chamadas a parar nossas funções e cuidar de passageiros que precisem de ajuda, pelos mais diversos motivos. Crianças perdidas, idosos andando de ônibus que têm perda de memória, entre outras situações. Isso ocorre por sermos vistas como mais cuidadosas, mais jeitosas, por termos mais tato no tratamento com crianças, estereótipos que fazem com que seja normal o acúmulo de funções por uma mulher.”

Ela se recorda uma situação específica de uma criança sozinha no terminal que havia fugido de casa.

“Uma vez, um menino de uns oito anos de idade pediu carona a um motorista, que o deixou entrar e o levou até o terminal de Vila Velha. Ele dizia que se perdeu do pai na Praia da Costa, mas aparentava estar tranquilo demais para uma criança perdida. O motorista, desconfiado, trouxe o menino à sala da fiscalização, onde o contestamos a respeito da história, que mudava a cada vez que ele contava. Após muita insistência e procura, descobrimos a localização de um bar perto da casa dele, em Vila Bethânia, Cariacica. Ligamos para o estabelecimento, o menino foi reconhecido e descobrimos que ele havia fugido de casa, e o pai, desesperado, estava atrás dele”.

Apesar de todos os obstáculos enfrentados em um ambiente de trabalho frequentado majoritariamente por homens, como é o setor de transportes, elas se sentem orgulhosas de fazer parte de um momento em que cada vez mais mulheres ocupam mercados com predominância masculina.

Katia Antunes, chefe de divisão do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), comentou sobre a diferença da situação atual do mercado de trabalho no setor de transportes com relação à época em que ela iniciou na empresa.

“As mulheres sempre ocuparam, em nosso ambiente de trabalho, muitos cargos operacionais da área de transportes. Porém, acredito que hoje estejamos galgando maior espaço no mercado em níveis gerenciais, devido ao aumento da credibilidade da mulher que hoje é vista como capacitada para assumir estes postos de trabalho. Além disso, percebo que hoje os homens no geral escutam mais o que temos a dizer em reuniões e debates de gerência, por saber que traremos uma opinião diferente em alguns casos, mas que também é válida na discussão”.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard