Avaliação de Desempenho

 Avaliação de Desempenho Mensal das Operadoras do Sistema Transcol

A CETURB-GV, consciente de que sua missão é a de gerenciar o transporte coletivo de pessoas buscando uma mobilidade eficaz e que, para tanto, seria necessário alavancar o desenvolvimento das principais fornecedoras dos serviços por ela gerenciados – as empresas operadoras - elaborou, em 1993, o instrumento técnico-gerencial denominado Sistema de Avaliação do Desempenho Mensal das Operadoras do TRANSCOL (SAD). O objetivo principal foi, portanto, garantir a prestação do serviço à população usuária, proporcionando o direito de ir e vir com maior qualidade dos serviços prestados, através de processo sistemático de avaliação mensal do desempenho das empresas, por meio de critérios objetivos.

NOVA Metodologia e critérios dO SISTEMA DE Avaliação dO desempenho MENSAL das Operadoras DO SISTEMA TRANSCOL

A metodologia proposta pelo Sistema de Avaliação do Desempenho em foco consiste na aplicação da ponderação de parâmetros dos quesitos de qualidade dos serviços prestados, através dos quais são aferidos os indicadores de eficiência e qualidade, obtidos pelas empresas na prestação dos serviços.  

O sistema classifica os quesitos de qualidade, submetidos à avaliação, em três grupos distintos:

Grupo I - Qualidade do serviço prestado aos usuários:

  • Cumprimento de horários;
  • Reclamações dos usuários;
  • Notificações de Irregularidades Operacionais.

Grupo II - Segurança na operação, na circulação dos cidadãos no espaço urbano e no meio ambiente:

  • Manutenção e conservação da frota;
  • Acidentes de trânsito;
  • Controle de emissão de fumaça.

 Grupo III - Controle de evasão de receita:

  • Controle do estado do lacre.

Os parâmetros são avaliados e pontuados separadamente.  O valor da pontuação máxima de cada parâmetro decorre do peso de ponderação e é atribuído com base na maior agregação de valor de qualidade para o usuário do transporte coletivo.

O quadro a seguir apresenta a pontuação máxima por parâmetro que a empresa operadora pode atingir, até o total de 100 (cem) pontos:

Parâmetro

Grupo

Pontuação
Máxima

A - Cumprimento de horário

I

20

B - Manutenção e conservação da frota

II

20

C - Reclamações dos usuários

I

10

D - Controle do estado do lacre

III

05

E - Notificação de irregularidade operacional

I

20

F - Acidentes de trânsito
    F1- Acidentes c/ Culpa  (13pts)
    F2- Acidentes s/ Culpa mas evitáveis (02pts)

II


15

G - Controle de emissão de fumaça

II

10

Total

 

100



Grupo I - Qualidade do serviço prestado aos usuários;

Grupo II - Segurança na operação, na circulação dos cidadãos no espaço urbano e no meio ambiente;

Grupo III - Controle de evasão de receita.

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